
  

2 
A TV NA SALA DE ESTAR 
 
 

 
2.1 
A TELEVISÃO CHEGA AO BRASIL 
 
 
A primeira exibição de televisão no Brasil ocorreu em 1939, 
em uma feira de novidades no Rio de Janeiro, quando uma 
empresa alemã apresentou uma câmera e um receptor que 
mostravam o que estava acontecendo no recinto (Souza, 
1984:33). Neste mesmo ano, nos Estados Unidos, realizou-se 
a transmissão experimental da inauguração da Feira Mundial 
de Nova York (Paternostro, 1999:20). A Segunda Guerra 
Mundial interrompeu o desenvolvimento da tecnologia da 
televisão e não existe nenhum consenso em relação à data da 
primeira transmissão da televisão brasileira. Mas, sabe-se que 
a primeira emissora de televisão, a PRF-3, Tupi, foi 
inaugurada em 1950 por Assis Chateaubriand (Fig. 1), 
proprietário dos Diários Associados, uma empresa que 
incorporava jornais, revistas e emissoras de rádio. A 
inauguração aconteceu em São Paulo, que nesta época já era o 
maior centro comercial e industrial do país.  
 
A industrialização do Brasil foi um processo lento. O país, de 
tradição agrícola, manteve o modelo de exportação de 
matéria-prima e importação de produtos industrializados até a 
Terceira década do século XX, quando começou a esboçar 
uma mudança. O crescimento industrial impulsionou as 
migrações das áreas rurais para as urbanas, estimulando o 
processo de urbanização das cidades. A urbanização e 
consolidação do Brasil como mercado produtor e consumidor 
de produtos industrializados, a partir de uma política de 
substituição de importações, foi fundamental para a 
constituição das emissoras de televisão como empresas 
comerciais, economicamente viáveis. O novo veículo foi 
buscar referências no formato radiofônico, mas também no 
teatro e no cinema. Segundo Walter Avancini, diretor de 
teledramaturgia, “era inevitável que a TV reciclasse todos os 
veículos anteriores que a precederam” (Júnior, 2001:319). 
Muniz Sodré (1981:92) aponta outras influências quando 
comenta o modo como as revistas ilustradas indicavam o 
caminho expressivo da televisão, ao converter a imagem em 
informação. A dependência de investimentos publicitários e a 
tendência à despolitização também são características das 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
Fig. 1. Assis Chateaubriand foi 
desestimulado, por uma 
consultoria norte-americana, a 
trazer a televisão para o Brasil. 
Para os técnicos, o país não 
apresentava condições econô- 
micas e sociais. Chateaubriand 
desconsiderou a opinião dos 
especialistas e marcou a 
história da comunicações 
brasileiras. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0210290-CA



 

 

19

revistas ilustradas que se estabeleceram na década de 50. A 
Revista Manchete, por exemplo, que foi fundada em 1952, 
empenhava-se na valorização da visualidade, através de 
cuidados com a paginação, impressão e apuro técnico e, 
principalmente, a utilização de fotografias em quantidade.  
 
Um ano após a inauguração da PRF-3, TV Tupi Difusora São 
Paulo, inaugurou-se a TV Tupi do Rio de Janeiro. Pouco 
tempo depois, as emissoras de televisão Record, Paulista, Rio 
e Itacolomi iniciaram as suas transmissões; a TV Tupi agora 
disputava a audiência dos trinta e quatro mil aparelhos do 
país. Em 1955, transformada em Emissoras Associadas, a 
Tupi contava com estações em onze cidades. As emissoras de 
televisão entravam no ar às 4 horas da tarde e era o rádio que 
continuava a dar as notícias em primeira mão. Na década de 
sessenta existiam quinze emissoras de televisão, com alcance 
bastante limitado em razão do baixo número de domicílios 
com aparelho e da reduzida área territorial capaz de receber 
seus sinais.  
 
O Estado sempre representou uma grande influência no 
estabelecimento da televisão no Brasil, seja criando condições 
institucionais e infra-estruturais para o desenvolvimento da 
economia urbano-industrial, seja através do poder de conceder 
e cancelar concessões. No entanto, até o início dos anos 60 
havia pouca regulamentação sobre o setor de 
telecomunicações. No curto governo do presidente Jânio 
Quadros (1961) foi criado o Conselho Nacional de 
Telecomunicações, que regulou a duração dos comerciais, 
determinou a dublagem de programas estrangeiros e uma cota 
mínima diária de filmes nacionais que as estações de televisão 
deveriam exibir. Em 1967, foi criado o Ministério das 
Comunicações, reforçando a influência oficial no setor. 
 
Em 1964, acontece no Brasil o golpe militar. Durante os vinte 
e um anos que se seguiram, uma nova ordem política e 
econômica se estabeleceu, sendo baseada na doutrina de 
segurança e desenvolvimento nacional disseminada pela 
Escola Superior de Guerra (ESG), focada na integração 
nacional e integridade territorial. A realização destes objetivos 
envolvia transportes, comunicações, colonização de regiões 
afastadas e muita repressão. Para alcançar os seus objetivos, o 
governo abriu-se ao capital estrangeiro, retribuindo com uma 
sociedade mantida sob rigoroso controle.  
 
Durante o governo militar, a utilização dos meios de 
comunicação foi pensada como fator estratégico. As 
telecomunicações eram consideradas elementos chave para a 
promoção e estímulo do desenvolvimento nacional, tendo 
inclusive sua utilização recomendada por parte de órgãos 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0210290-CA



 

 

20

como a Unesco e a ONU, para a obtenção destes fins. A 
modernização tecnológica das comunicações, somada a um 
aumento na concentração da renda e uma maior diversificação 
dos bens de consumo, favoreceu a expansão da televisão 
(Sodré, 1981:99). 
  
A televisão torna-se, então, componente fundamental no 
estabelecimento da política de desenvolvimento e integração 
nacional. A manutenção do regime militar necessitava de um 
meio de disseminação das suas idéias de nova ordem, seus 
conceitos de desenvolvimento, paz e fidelidade ao movimento 
“revolucionário”, suas intenções de estabilidade política e 
social. Assim, ao mesmo tempo em que criava melhores 
condições operacionais para as indústrias de telecomunicação 
(satélites, rede de microondas, etc.), o regime autoritário 
também se utilizava do veículo para promover as suas idéias. 
A vitória brasileira na Copa do Mundo de Futebol de 1970, 
por exemplo, foi utilizada em campanhas ufanistas, através da 
transmissão de slogans (“Prá frente, Brasil”, “Brasil: ame-o ou 
deixe-o”)1 , ajudando a aumentar a popularidade do governo 
Médici, considerado um dos mais repressivos da história 
brasileira. A influência do governo militar não se restringiu 
apenas à promoção do desenvolvimento técnico; havia uma 
forte interferência no conteúdo dos programas. Os meios de 
comunicação sofriam censura rigorosa e o Ato Institucional 
no. 5, de 1968, era amplamente empregado na cassação de 
mandatos, suspensão de habeas-corpus, e outras intervenções 
sem salvaguardas constitucionais. O governo era o grande 
anunciante, apoiava-se no veículo televisão para informar as 
suas realizações, incluindo números que, embora não 
parecessem retratar a realidade, não podiam ser questionados 
no regime de exceção. Desta forma, o período pós-golpe foi 
marcado por extrema censura ideológica, o que acabou 
favorecendo o aumento de conteúdos de caráter popularesco e 
a exibição de programas “enlatados”, que chegaram a 
representar 50% da programação.  Paradoxalmente, neste 
mesmo período florescia o Cinema Novo que, pelas condições 
políticas da época, não encontrava espaço de exibição na 
televisão.  
 
Entre 1964 e 1988, as concessões de licenças para exploração  
de freqüências eram outorgadas por decisão direta do 
Executivo a grupos comprometidos com a ideologia do 
regime. Desta forma, tanto as concessões quanto as cassações 
de emissoras sempre foram utilizadas com fins políticos. A 
cassação da concessão da TV Excelsior em 1970, embora 
justificada por fatos reais tais como dívidas empresariais e 
trabalhistas, é também atribuída a ausência de simpatia do 
 
1 Criados pela AERP, Assessoria Especial de Relações Públicas, órgão  
  oficial de propaganda do governo Médici. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0210290-CA



 

 

21

governo militar em relação ao grupo controlador da emissora. 
Os governos seguintes ao regime militar também se utilizaram 
da mídia eletrônica para a obtenção de vantagens. 
Atribui-se, por exemplo, o prolongamento do mandato do 
Presidente José Sarney à distribuição de novas concessões. 
 
No entanto, a principal mudança trazida após o fim do 
governo militar foi a promulgação da nova Constituição de 
1988, com textos específicos sobre comunicação social. A 
nova Constituição baniu a censura e qualquer outro 
dispositivo que servisse de embaraço à plena liberdade de 
informação. O artigo 222 revogou as limitações da 
Constituição anterior, que dava exclusividade de propriedade 
das empresas de comunicação a brasileiros natos. A nova 
legislação também estendeu ao Congresso Nacional a outorga 
ou renovação de concessão de emissoras, apesar do grande 
número de novas concessões distribuídas, imediatamente 
antes da promulgação da nova Constituição.  
 
Desde o início, a televisão brasileira se caracterizou como 
veículo publicitário, seguindo o modelo americano. As 
agências de publicidade estrangeiras instaladas no Brasil e que 
possuíam experiência no veículo foram as primeiras a trazer 
seus clientes obtendo, inclusive, poder de decisão em relação 
ao conteúdo dos programas e contratação de funcionários. 
Assim, durante as duas primeiras décadas, os nomes dos 
programas levavam também o nome do patrocinador, 
chamando-se Teatrinho Trol, Telenotícias Panair, Repórter 
Esso, Reportagem Ducal etc. Em 1967 os maiores anunciantes 
eram corporações multinacionais. A influência dos 
anunciantes e das agências de publicidade multinacionais foi 
extremamente direta até o final dos anos sessenta. A partir 
deste período esta influência tornou-se mais indireta, embora 
não menos importante.  
 
No início da década de sessenta, a chegada do videoteipe 
trouxe um grande impulso ao desenvolvimento da televisão. O 
VT, adquirido especialmente para registrar  a inauguração de 
Brasília, posteriormente permitiu o estabelecimento da 
programação no formato que temos hoje. Mas, 
principalmente, foi capaz de instituir a rotina diária de 
assistência a programas, na medida em que permitiu uma 
mudança na grade de programação; o mesmo programa podia 
ser assistido em partes, distribuído ao longo de vários dias da 
semana.  
 
Nos primeiros anos da televisão no Brasil, o preço de um 
aparelho de televisão era proibitivo, custava três vezes mais 
do que a mais sofisticada radiola, pouco menos que um carro 
(Mattos, 2002:81). Os primeiros duzentos televisores 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0210290-CA



 

 

22

existentes no Brasil foram importados para a inauguração da 
TV Tupi, e a montagem da primeira fábrica de televisores, da 
marca Invictus, ocorreu em 1951. No entanto, os componentes 
utilizados permaneciam sendo importados; mesmo as 
válvulas, componentes básicos dos aparelhos de televisão da 
época, eram de fabricação americana. A partir de 1964, as 
indústrias eletrônicas ampliaram a produção de aparelhos e em 
1968 o governo introduziu uma política de crédito pessoal, 
que permitia a aquisição de um televisor em pagamentos de 
12, 24 ou 36 parcelas. O número de telespectadores aumentou 
e a indústria encontrou um veículo interessante para anunciar 
os seus produtos.  
 
 
 
A TV Globo e as mudanças na liderança do veículo 
 
Em 1965, surge a TV Globo, contando com um jornal 
influente, uma emissora de rádio popular e o apoio financeiro 
e técnico do grupo americano Time-Life. A atuação do grupo 
estrangeiro foi posteriormente afastada, mas permitiu a TV 
Globo tornar-se rapidamente uma empresa rica e estruturada. 
Em 1969, a emissora consolidou-se como rede, iniciando a 
transmissão simultânea do Jornal Nacional para várias 
cidades através do sistema de microondas. Muniz Sodré 
(1981:98) sugere que com o estabelecimento da Rede Globo 
teve início, de fato, a “indústria da comunicação televisiva”. 
 
A Rede Tupi dominou o mercado nos vinte primeiros anos do 
veículo, mas a TV Excelsior chegou a ser uma rede poderosa 
durante o governo Goulart (Mattos, 2001:93). Esta última 
perdeu a sua licença em 1970, após um período de decadência 
que coincide com a ascensão da TV Globo (idem). Armando 
Nogueira questiona se a Tupi chegou a constituir uma rede, na 
medida em que a Tupi do Rio produzia uma novela diferente 
da emissora de São Paulo, gerando altos custos (Gonçalo, 
2001:32). Em 1980, a concessão dos canais dos Diários 
Associados (Rede Tupi) foi cassada e as suas freqüências 
divididas entre os grupos Silvio Santos e Adolfo Bloch, 
considerados empresários “confiáveis e amistosos” e que 
vieram a construir, posteriormente, as redes SBT e Manchete 
(Mattos, 2002:114-115). 
 
Por outro lado, a TV Globo soube aproveitar a tecnologia 
emergente da Embratel para diluir os seus custos de produção. 
Em 1971, a TV Globo inovou com a criação de um 
departamento de pesquisa e análise que permitiu o 
planejamento de publicidade e sua veiculação no espaço 
adequado dentro da programação. Em 1972, houve a 
consolidação da sua liderança no mercado com o inicio da 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0210290-CA



 

 

23

produção e transmissão à cores. Em cinco anos, toda a 
programação da Globo era colorida. Até 1973, a Rede Globo 
direcionou a sua programação para as camadas 
socioeconômicas mais baixas da população, o que lhe 
proporcionou uma grande audiência. Mas, foi principalmente 
nas suas estratégias de comercialização que a Globo inovou. 
Ela evoluiu da comercialização típica do rádio, para a 
utilização de técnicas mais avançadas, com patrocínios, 
vinhetas de passagem, breaks, e outras inovações, ainda em 
uso. Na década de setenta, a Rede Globo passou a buscar uma 
maior qualidade técnica de seus programas, e introduziu a 
idéia do “Padrão Globo”, talvez como uma resposta ao 
questionamento do governo em relação ao baixo nível dos 
programas transmitidos. Em 1976, a TV Globo já produzia 
75% da sua programação e chegou ao fim da década de 
setenta exportando para mais de noventa países. Outras 
emissoras também exportavam programas, apesar de não obter 
faturamento expressivo no setor. As novelas eram dubladas 
para exportação mas, buscando uma participação mais 
agressiva no mercado hispânico, a Rede Globo iniciou, em 
2002, a produção de novelas gravadas em espanhol nos seus 
estúdios. 
 
Em 1995, a Rede Globo inaugurou, no Rio de Janeiro, o 
Projac, maior centro de produção da América Latina, com 
estúdios modernos e auditórios para eventos ao vivo. No ano 
seguinte, o SBT de Sílvio Santos inaugurou, em São Paulo, o 
Complexo Anhangüera, ocupando uma área maior do que os 
estúdios da Rede Globo. Em 1999, foi anunciada a criação da 
TV Globo Internacional com transmissão em português, 
visando alcançar os cerca de 5,6 milhões brasileiros residentes 
no exterior (Mattos: 2002,142-143). 
 
O perfil de influências da publicidade e do próprio Estado 
sobre as emissoras de televisão sofreu grandes modificações a 
partir da década de 90. Neste período houve uma retração dos 
investimentos públicos, a suspensão da censura e uma maior 
fragmentação do mercado através da entrada das TVs a cabo, 
o acirramento da competição entre as emissoras de canal 
aberto e, ainda, o surgimento de novas mídias como a Internet. 
O comportamento dos telespectadores passou a ser mapeado e 
resumido nas medidas de audiência levantadas pelos institutos 
de pesquisa de opinião. Estas ondas numéricas tornaram-se 
influência direta no movimento das marés de programação, 
seja na criação de programas mais populares, nas novelas que 
se tornam mais curtas ou mais elásticas e mesmo nos 
telejornais, que aumentam ou diminuem a sua dosagem de 
violência. Segundo Octávio Florisbal, superintendente 
comercial da Rede Globo, cada ponto de audiência perdido 
representa R$ 45 milhões a menos no faturamento (Mattos, 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0210290-CA



 

 

24

2001:140) de modo que a disputa acirrada pela audiência se 
impõe.  
 
Entre 1994 e 1998, com o controle da inflação e a estabilidade 
econômica trazidas pelo Plano Real, foram vendidos cerca de 
28 milhões de aparelhos de televisão. Calcula-se que em 1993 
havia 31 milhões de aparelhos em uso. Dos novos, supõe-se 
que 6 milhões foram comprados por famílias que estavam 
adquirindo o primeiro televisor, contribuindo para um 
aumento de 24 milhões de novos telespectadores, 20% do 
antigo total da audiência (Mattos, 2002: 102). Com estes 
dados, compreende-se o incremento da programação destinada 
às classes C e D, na briga pela audiência.  
 
A entrada da televisão por assinatura no Brasil, iniciada em 
1990, mostrou-se aquém do idealizado pelas empresas 
atuantes neste mercado. Nos Estados Unidos, a taxa de 
penetração chega a 88% (de cada 100 domicílios, 88 têm 
algum tipo de televisão paga), na Alemanha é de 92%, e 32% 
em Portugal (Barbosa, 2002). No Brasil, este número 
estabilizou-se em cerca de 9% dos domicílios brasileiros com 
aparelhos de televisão. Esta resposta de mercado 
desapontadora trouxe prejuízos para a Globo Cabo, empresa 
das Organizações Globo, que havia feito um grande 
investimento na infra-estrutura do novo segmento. 
 
A partir de 1997, no segundo governo de Fernando Henrique 
Cardoso, houve um desaquecimento do consumo, como 
resultado da redução dos financiamentos e das elevadas taxas 
de juros praticadas. Este processo resultou no decréscimo nas 
vendas de aparelhos de televisão, num quadro de redução de 
consumo.  
 
Tecnologicamente, a televisão brasileira permaneceu em mãos 
estrangeiras. Os equipamentos utilizados para produção e 
transmissão são, na sua maior parte, importados do Japão e 
dos Estados Unidos. A televisão brasileira tem hoje uma 
característica empresarial, dependendo diretamente dos 
investimentos em publicidade e da venda de bens de consumo 
- automóveis, cigarros, sabonetes – mas, também, sonhos. 
Principalmente, o sonho de uma integração social plena, na 
medida em que é a televisão que capta e expressa as 
representações de uma comunidade nacional imaginária. Se a 
televisão pode ser considerada o primeiro sonho de consumo 
do brasileiro, ela certamente transformou-se em uma janela 
para os demais sonhos: carros, motos, cigarros, fazendo com 
que o telespectador-consumidor se estabelecesse, antes do 
telespectador-cidadão. 
 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0210290-CA



 

 

25

 
Fig. 2. Linha do tempo demonstrativa dos principais momentos do 
processo de criação e evolução da televisão no Brasil, em paralelo com 
eventos em destaque no cenário nacional e mundial. O ponto em cor 
preta assinalado na trajetória do Jornal Nacional indica o momento da 
entrada de jornalistas na apresentação do programa. A barra azul 
destaca o período que será abarcado no nosso estudo. 
 

 

Uma lente apontada para o futuro 
 
O momento atual do processo de desenvolvimento da 
televisão no Brasil está focado em dois pontos de discussão. O 
primeiro diz respeito à proposta de emenda constitucional 
aprovada em 2001, mas ainda necessitando de 
regulamentação, que permite a participação do capital 
estrangeiro até o limite de 30% nas empresas brasileiras de 
rádio e televisão, assim como nas empresas de mídia 
impressa. Esta emenda rompe o impedimento estabelecido na 
Constituição de 1988 que limitava a propriedade de empresas 
jornalísticas e de radiodifusão a pessoas físicas, brasileiros 
natos ou naturalizados há mais de dez anos. As empresas de 
telecomunicação parecem ansiar pelo aporte do capital 
estrangeiro e a grande discussão está centrada no risco de 
enfraquecimento da produção local, que garante o 
posicionamento da televisão brasileira entre as melhores do 
mundo, em grande parte graças à qualidade da sua 
teledramaturgia. 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0210290-CA



 

 

26

A segunda discussão gira em torno da definição do padrão de 
televisão digital a ser adotado no Brasil. Os padrões europeu, 
norte-americano e japonês estão sendo testados, mas a escolha 
definitiva depende de decisões governamentais, estimando-se 
que a implantação deva ocorrer por volta de 2006. A televisão 
digital permitirá a HDTV (high definition television), com 
exibição de imagem e som com qualidade melhor que a do 
DVD, além da recepção através de aparelhos portáteis, 
semelhante a telefones celulares. Ao lado disto, a 
possibilidade de interatividade e a utilização de gravadores 
digitais de vídeo, que permitirão que se assista ao programa 
desejado, a qualquer momento e sem intervalos comerciais. 
 
Estas novas possibilidades tecnológicas gerarão 
necessariamente mudanças nos formatos publicitários. A 
interatividade abre caminho para uma infinidade de serviços 
na televisão, mas a disponibilidade do telespectador para 
utilizá-los ainda é uma incógnita. O público está acostumado a 
utilizar a televisão como entretenimento; quando quer 
interação procura o computador. Isto talvez explique o fato de 
que 62% dos ingleses, no país onde a televisão digital está 
mais avançada, nunca terem usado os serviços interativos de 
seus aparelhos. 
 
Qualquer que seja a escolha do padrão adotado, o custo do 
salto tecnológico será bastante alto. Todos os equipamentos, 
estúdios e antenas de 500 geradoras e quase 8.000 
retransmissoras terão que ser trocadas. Na outra ponta, para 
usufruir dos benefícios desta nova tecnologia o usuário deverá 
trocar o televisor ou instalar uma caixa conversora capaz de 
receber os sinais digitais e exibi-los nos televisores atuais. Ao 
lado da apreensão pela mudança tecnológica, que deverá fazer 
da televisão que conhecemos uma parente muito distante da 
nova mídia que está por vir, há a expectativa de se incorrer em 
erros, como aconteceu com a escolha do padrão para a 
transmissão a cores. O Brasil ficou sendo o único país do 
mundo a utilizar o padrão de transmissão PAL-M, apesar de 
produzir em NTSC. A escolha deste padrão tem muitas e 
diferentes justificativas. O sistema de televisão em preto e 
branco brasileiro era igual ao americano. Do ponto de vista 
técnico, a manutenção do sistema NTSC para a transmissão à 
cores parecia ser a escolha mais lógica. Politicamente, porém, 
o governo e os técnicos brasileiros consideraram que não seria 
interessante que o Brasil ficasse na dependência da tecnologia 
americana (Souza, 1984:122). Além disso, os técnicos 
consideraram que o sistema alemão PAL, apresentava 
melhores resultados. Como este sistema não era compatível 
com o preto e branco adotado no Brasil, foi necessária uma 
adaptação. Surgiu assim o nosso PAL-M.  

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 

 
 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0210290-CA



 

 

27

2.2 
TESTEMUNHA OCULAR DA HISTÓRIA 
 
 
O primeiro telejornal da televisão brasileira foi o Imagens do 
Dia da TV Tupi, que teve sua estréia em 1950, tão logo a 
primeira emissora foi inaugurada. O telejornal permanecia no 
ar enquanto houvesse fotos ou imagens brutas, sem edição, 
que eram acompanhadas por uma narração ao vivo. Dois anos 
depois, a mesma TV Tupi passou a apresentar o telejornal 
mais importante dos primórdios da televisão brasileira, o 
Repórter Esso. Ele foi adaptado de um rádio-jornal 
transmitido pela agência de notícias UPI (United Press 
International), sob a responsabilidade de uma agência de 
publicidade que entregava o programa pronto. Devido a maior 
disponibilidade de filmes estrangeiros, havia uma maior 
veiculação de material internacional, principalmente filmes da 
UPI. De qualquer forma, a utilização destes filmes representou 
uma inovação no estilo mantido até então, quando o noticiário 
praticamente se limitava à leitura das notícias por um 
apresentador e apresentação de algumas fotos e mapas. Filmes 
eram bem mais raros. O estilo do Repórter Esso era baseado 
em um programa de sucesso no rádio, mas na televisão 
contava com um apresentador exclusivo e um único 
patrocinador. O patrocinador, que dava o nome ao programa, 
era o mesmo, mas o apresentador era diferente em cada 
cidade. No Rio de Janeiro, o Repórter Esso era apresentado 
por Gontijo Teodoro, em São Paulo, Kalil Filho. Mesmo 
assim, nestes primeiros tempos, a televisão perdia na 
competição com o rádio, sempre mais ágil. O Repórter Esso 
(Fig. 3) permaneceu no ar até o último dia de 1970, tendo sido 
líder em audiência durante muitos anos. 
  
Em 1962, estreou na TV Record, o Jornal de Vanguarda (Fig. 
4), sob a direção de Fernando Barbosa Lima. Buscava um 
telejornalismo independente e teve como diferencial a 
participação de jornalistas como produtores e apresentadores 
de crônicas especializadas. Villas-Bôas Correia, Newton 
Carlos, Millôr Fernandes, João Saldanha e Stanislaw Ponte 
Preta integravam a equipe. O Jornal de Vanguarda trouxe 
inovações de apresentação e um noticiário de qualidade, além 
da preocupação com a imagem e o emprego das caricaturas de 
Appe e dos bonecos falantes de Borjalo. Célio Moreira, irmão 
de Cid Moreira (que mais adiante, durante quase trinta anos 
apresentou o Jornal Nacional) era o sombra (  Fig. 5), um 
apresentador que falava de política e de quem só se via a 
silhueta. Em 1964, com o golpe militar, o telejornal passou a 
sofrer muita pressão e mudou três vezes de estação. Com a 
edição do Ato Institucional no. 5 pelo governo militar, a 
equipe se reuniu e resolveu acabar com o telejornal; nas 

 
 

 
 

 
 

 
Fig. 3. “Boa noite. Aqui fala o 
seu Repórter Esso, testemunha 
ocular da história, com as 
últimas notícias da United 
Press e da Agência Nacional.” 

 

 

 

 

 

 

 

 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0210290-CA



 

 

28

palavras do seu criador, “cavalo de raça, a gente mata com um 
tiro na cabeça” (in 50 anos TV). 
 
Ao longo da década de sessenta, os telejornais foram 
ganhando, pouco a pouco, mais espaço na programação graças 
aos avanços no processo de revelação de filmes, a introdução 
do videoteipe e de câmeras sonoras mais ágeis, a utilização 
das ligações por microondas e das transmissões por satélite. 
No entanto, as restrições movidas pela censura fizeram com 
que as inovações fossem mais sentidas no aspecto técnico. Se 
por um lado, o telejornalismo norte-americano servia de 
modelo, por outro esta inspiração é apenas no aspecto formal; 
na prática, os jornalistas não participavam dos telejornais 
como apresentadores. Além disso, não se havia alcançado um 
estilo próprio para o telejornalismo brasileiro; a influência da 
linguagem do rádio permanecia marcante e a imagem era 
pouco aproveitada. O final do Repórter Esso e o início do 
primeiro telejornal em rede, o Jornal Nacional, marcam o 
começo de uma nova fase no telejornalismo brasileiro. 
 

 

 

Fig. 4. Logotipo e equipe do 
Jornal de Vanguarda 

 
 
 
2.3 
ESTÁ NO AR O JORNAL NACIONAL 
 
 
No dia 1º de setembro de 1969 o Jornal Nacional foi ao ar 
pela primeira vez. Naquela noite, Hilton Gomes e Cid Moreira 
informaram ao país que uma junta militar governava o país 
desde o dia anterior. A junta formada por ministros militares 
aplicou um golpe dentro do golpe, substituindo o presidente 
Costa e Silva - incapacitado por problemas de saúde - e 
impedindo que o seu vice-presidente, um civil, tomasse posse. 
Começavam no mesmo dia a integração nacional pela notícia 
e o recrudescimento do governo militar. 
  
O Jornal Nacional (Fig. 6) estreou tendo em mira o sucesso 
de audiência do Repórter Esso e a respeitabilidade que um 
noticiário poderia trazer à TV Globo. Segundo Armando 
Nogueira, diretor da Central Globo de Jornalismo à época da 
criação do telejornal, o noticiário foi a pedra de toque de um 
projeto bastante ambicioso que previa a geração de uma 
programação uniforme para todo o Brasil (Gonçalo, 2001:32). 
Neste momento, a Rede Globo estabeleceu a sua primeira 
grande aliança com a tecnologia, iniciando o emprego dos 
satélites para a difusão de notícias e também para obter um 
maior alcance de suas fontes, nacional e internacionalmente. 
O seu estilo de apresentação também era novo, na postura 
formal do locutor, no emprego de efeitos visuais  e 

 

  Fig. 5. O Sombra 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0210290-CA



 

 

29

principalmente na sua transmissão ao vivo para seis das 
principais cidades brasileiras, inicialmente.  
 
As inovações do Jornal Nacional foram tão marcantes que 
pareciam sugerir que se havia criado uma nova linguagem, 
mais apropriada ao veículo. “Claro que não foi a Globo que 
criou o telejornalismo, mas foi ela que eliminou o improviso, 
impôs uma duração rígida no noticiário, copidescou não só o 
texto como a entonação e o visual dos locutores, montou um 
cenário adequado, deu ritmo à notícia…” (Pignatari, 1984:14). 
 

Durante o período de censura à imprensa, principalmente a 
partir de dezembro de 1968, o controle do que era veiculado 
nos telejornais era tão rígido que se exibia uma situação 
distorcida da realidade. As imagens mostravam atentados e 
conflitos em diversas partes do mundo, enquanto no Brasil 
representava-se uma paz alienante. O país era uma “ilha de 
tranqüilidade”, cercada de censura por todos os lados. O 
noticiário internacional passou a ser o segmento mais 
trabalhado dentro do Jornal Nacional, graças também à 
agilidade trazida pelo uso regular dos satélites. O maior 
incremento das matérias internacionais, e sua grande 
receptividade pelo público proporcionaram o surgimento dos 
correspondentes internacionais. Em lugar de serem 
simplesmente enviadas pelas agências, as matérias tornaram-
se personalizadas, e carregadas de emoção (Souza, 1984:100). 
 
O Jornal Nacional sempre foi alvo de muitas críticas, 
principalmente no que se refere ao seu alinhamento junto ao 
governo militar. A grande questão a ser levantada reside no 
fato da televisão brasileira ser um veículo de concessão de 
serviço público a título precário, o que estabelece uma relação 
de dependência da televisão como o poder vigente. Na medida 
em que, no momento da sua criação, o Jornal Nacional 
encontrou a existência de um regime de exceção, esta 
vinculação foi muito exposta. Por outro lado, também o 
Repórter Esso, que viveu seus últimos momentos neste 
período, exibia desfiles de modas, concurso de cães e 
resultados de partidas de futebol, enquanto o Jornal de 
Vanguarda, não conseguindo manter-se como a voz da 
oposição, optou pelo seu próprio encerramento.  
 
Apesar das restrições impostas neste período, o Jornal 
Nacional desde o seu início apresentou inovações em relação 
às técnicas de redação e apresentação de notícias, que 
acabaram por se tornar paradigmáticas para todo o 
telejornalismo praticado no país. Assim, instituiu-se que o 
texto deveria ser redigido em frases curtas e simples, de fácil 
entendimento. Rezende (2000:75) exemplifica a busca desta 
simplicidade através da orientação dada pelo jornalista 

 
 

 
 

 
 

Fig. 6. Primeira abertura do 
Jornal Nacional. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0210290-CA



 

 

30

econômico Celso Ming à sua editoria. Segundo o jornalista, 
quando o repórter escreve, deve ter em mente a sua “tia 
burra,” uma espécie de leitor padrão. Se a mensagem é 
compreendida por ela, certamente será compreendida por 
qualquer outro telespectador.  
 
O Jornal Nacional procurou desde cedo sair mais do estúdio, 
deslocando a observação para o palco onde acontecia a ação. 
O JN também foi capaz de estabelecer uma estrutura 
suficientemente forte para resistir às pressões dos 
patrocinadores em relação ao que era veiculado. O noticiário 
anterior da TV Globo, Ultra Notícias, patrocinado pela 
Ultragás, era obrigado a exibir no cenário réplicas e 
miniaturas de bujões de gás (Souza, 1984:23). Para não correr 
um risco semelhante, o JN procurou não incluir a marca do 
patrocinador no seu nome.  
 
Após o regime militar e durante o abrandamento da censura, a 
influência da televisão continuou a mostrar sinais de 
imbricação com o governo vigente. Durante a primeira 
campanha pelas Diretas Já, em 1984, a TV Globo foi criticada 
por ter retardado a sua entrada na cobertura do evento. Em 
1989, na primeira eleição presidencial pelo voto popular após 
o regime militar, todo o processo eleitoral - das campanhas e 
debates até a apuração - foi acompanhado pela audiência 
passo a passo. No entanto, houve acusação de manipulação na 
edição do último debate entre os candidatos Fernando Collor 
de Mello e Luís Inácio Lula da Silva, realizado pela Rede 
Globo, que passou a ser tachada de “cabo eleitoral” de 
Fernando Collor (Bucci, 2002:2). Parece haver um consenso 
de que Lula realmente teria perdido o debate, mas segundo 
Ricardo Kotscho, assessor de Lula à época do debate, em 
entrevista ao programa 50 Anos de TV, o que teria sido uma 
difícil partida de futebol, equivalente a um 3 X 1, foi mostrada 
como um massacre, uma partida de 15 X 0. 
 
Em 1991, Armando Nogueira foi afastado da direção do 
jornalismo da TV Globo. Mas, foi a partir de 1995 que 
começaram a ocorrer modificações editoriais no JN. Foi  
quando Evandro Carlos de Andrade assumiu a Central Globo 
de Jornalismo. Apesar das pesquisas de opinião indicarem que 
88% dos paulistanos eram favoráveis à permanência de Cid 
Moreira (Rezende, 2001:171), este foi substituído, juntamente 
com Sérgio Chapelin, por William Bonner e Lilian Witte Fibe 
no dia 29 de março de 1996. Talvez por receio de desvincular-
se completamente da imagem que Cid Moreira havia 
imprimido ao Jornal Nacional, num primeiro momento a 
emissora optou por mantê-lo na apresentação dos editoriais do 
JN. Posteriormente, estes editoriais foram incorporados ao 
texto apresentado pelos próprios apresentadores. A intenção 

 
Fig. 7. Cid Moreira e Hilton 
Gomes na gravação do Jornal 
Nacional.  

 

 

 
 

 
Fig. 8. Fotogramas de 
apresentação do Jornal 
Nacional. 

 

 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0210290-CA



 

 

31

ao colocar jornalistas para apresentar o Jornal Nacional era 
promover maior credibilidade ao noticiário. Embora 
permanecesse a idéia de que o JN deveria valer por uma 
primeira página de jornal, sem deixar de veicular as notícias 
mais importantes de cada dia, a nova orientação estabelecia a 
importância do conhecimento dos apresentadores em relação 
aos textos lidos. Mas, o enfoque nos textos curtos e na 
agilidade de veiculação foram mantidos.  
 
Ao contrário do que havia acontecido nas eleições anteriores, 
nas eleições de 2002 os telejornais da TV Globo se abstiveram 
de exibir trechos dos debates transmitidos ao vivo. As 
matérias dos telejornais da Rede Globo mostraram detalhes de 
bastidores e o clima do evento, sem, no entanto, incorrer em 
erros do passado. Esta nova postura, crescentemente adotada, 
demonstra uma intenção de maior transparência na 
transmissão da notícia. Segundo Bucci, “[...] não se pode 
afirmar categoricamente que o JN esteja trabalhando para o 
governo ou contra o governo. Ele tem se mantido 
relativamente eqüidistante.” Nos dias atuais, não parece haver 
muito espaço para a manipulação ideológica, num ambiente 
onde aparenta haver uma uniformização ideológica (Kucinski, 
2002:46). Não que se suponha uma produção cultural 
desvinculada de uma postura ideológica. Acontece que hoje 
ela é muito mais sutil na manipulação do desejo e do 
imaginário do público. Por outro lado, há também a ditadura 
do público, da maioria que estabelece as suas preferências, 
retratadas nas pesquisas de opinião pública,  
fazendo com que a programação procure se adequar aos 
desejos desta massa.  
 
Em 1980, uma pesquisa realizada pelo Ibope demonstrou que 
o telejornalismo é a mais importante e acessível fonte de 
informação da população. Do público pesquisado, 73% 
tinham acesso a televisão. Os telejornais foram identificados 
como o tipo de programa preferido por 87,4% dos homens e o 
segundo preferido de 71,3% das mulheres. Segundo matéria 
publicada pela revista Exame, em agosto de 2002, a televisão 
é hoje o único meio de informação e entretenimento para 40% 
da população. 
 
Atualmente, o Jornal Nacional é considerado o principal 
programa jornalístico da televisão brasileira, graças a sua 
elevada audiência, sem que se possa precisá-la com números 
exatos. A audiência média medida pelo Ibope é de 40% dos 
aparelhos ligados. No site do programa, encontra-se o número 
de 40 milhões de telespectadores, mas em anúncio veiculado 
no jornal O Globo, relativo à audiência alcançada nos dias que 
se seguiram ao ataque do World Trade Center em Nova York, 
destaca-se que o Jornal Nacional é assistido por 35 milhões 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0210290-CA



 

 

32

de brasileiros, “sete em cada dez famílias” (O Globo, 
2001:14).  
 
O Jornal Nacional imprimiu o seu formato no gosto popular: 
notícias curtas, programa de aproximadamente meia hora de 
duração, iniciando com os assuntos mais importantes do dia e 
encerrando-se com temas mais leves. Conforme o traçado 
encontrado nas pesquisas de opinião, este estilo corresponde 
ao desejo dos telespectadores, mas segundo Rezende, levanta-
se a dúvida em relação ao fato de que o JN consegue atender 
ao desejo do seu público telespectador, ou se este público teve 
suas preferências moldadas ao longo dos anos pelo estilo do 
noticiário. Qualquer que seja a conclusão obtida, o fato é que 
mesmo abalado pela perda de audiência dos últimos anos 
quando não parece mais possível a obtenção de 70 pontos no 
Ibope, o JN segue sendo referência nacional de informação. 
 
 
2.4 
GRAFISMO TELEVISUAL 
 
 

Muito rapidamente após o início das primeiras transmissões, 
ficou evidente que os programas deveriam ter sua própria 
embalagem, com textos e gráficos que apresentassem ao 
espectador o que iria ao ar. Os primeiros recursos gráficos 
utilizados tinham origem nas técnicas cenográficas dos 
estúdios de cinema, como rolos de texto correndo em frente à 
câmera e animações de marionetes ou figuras de papel 
recortadas sobre fundo negro. A linguagem televisiva sempre 
procurou conjugar criativamente elementos de imagem real 
com animação gráfica, texto e cenografia. Este processo se 
estabeleceu definitivamente com a invenção da técnica de 
chroma-key - que proporciona a anulação de uma cor saturada, 
normalmente o azul ou verde, com o objetivo de inserir outras 
imagens ou um background em seu lugar. A utilização dos 
primeiros equipamentos de inserção eletrônica de caracteres e, 
posteriormente, de elementos gráficos gerados por 
computador foram decisivos para que a televisão pudesse 
desenvolver uma linguagem gráfica própria. 
 
Se a origem da televisão é um enigma cercado de 
controvérsias e requisições de paternidade por diversas 
nações, localizar a emissão do primeiro elemento gráfico 
através do sinal eletrônico de televisão é uma empreitada 
próxima do impossível. Na medida em que o Jornal Nacional 
trouxe inovações formais e tecnológicas para o telejornalismo, 
seria natural que se procurasse identificar neste programa as 
origens do design gráfico em telejornalismo. No entanto, o 
rastreamento destas origens encontra duas grandes 

 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0210290-CA



 

 

33

dificuldades. A primeira se refere à inexistência de estudos e 
publicações referentes aos primórdios da imagem gráfica em 
telejornalismo. A segunda dificuldade é a ausência de 
programas antigos guardados em arquivos. Os primeiros 
telejornais eram transmitidos ao vivo ou produzidos em 
filmes, alguns poucos guardados no MIS do Rio de Janeiro e 
na Cinemateca Brasileira em São Paulo. No entanto, mesmo 
posteriormente, quando a tecnologia do video-tape já havia 
sido absorvida, não era incomum a reutilização de fitas de 
programas, sem a preocupação de se criar uma memória dos 
primeiros tempos dos telejornais. Finalmente, a ocorrência de 
diversos incêndios na TV Globo e em outras emissoras, que 
destruíram grande parte do acervo, aumentou ainda mais a 
dificuldade de se localizar estas primeiras referências.   
 
O design gráfico para telejornalismo abrange uma grande 
gama de expressões. Compreende desde a cenografia, real e 
virtual - seus enquadramentos e iluminação - até o design 
gráfico propriamente dito (marcas, logotipos, selos, vinhetas), 
passando pelo design informacional (simulações, infográficos, 
bases para caracteres).  
 
Apesar das características que a diferenciam das outras mídias 
(impressa, radiofônica, etc.), e de sua existência como um 
meio eletrônico, a televisão contou com um design gráfico que 
a princípio apresentava pouca diferença tecnológica em 
relação às peças produzidas para livros, jornais ou revistas. O 
grafismo era obtido a partir de cartelas fixas onde havia textos 
ou ilustrações desenhadas e pintadas ou recortadas. Essas 
cartelas eram filmadas por uma câmera. O filme era revelado 
e o material exibido. 
 
A absorção da tecnologia digital dirigida à área gráfica foi 
lenta, principalmente porque, embora representasse uma 
grande novidade, podendo mesmo ser considerada como o 
aceno de uma revolução visual, contava-se com equipamentos 
lentos para o ritmo dos telejornais e que, também, 
demandavam aprendizado. Além disto, toda a produção 
gráfica, baseada em procedimentos computacionais, esteve 
sempre sujeita a utilização de equipamento estrangeiro.  

 
Aparentemente a TV Globo foi a primeira rede a compreender 
que a valorização do elemento visual seria vital na 
diferenciação do veículo televisão. Esta opção foi reforçada 
com a contratação de Hans Donner, designer austríaco que 
revolucionou o grafismo televisual, sendo hoje reconhecido 
internacionalmente. Além da sua grande criatividade, o 
sucesso de Donner também deve ser atribuído à sua abertura 
para novas tecnologias. Ele foi o primeiro a aplicar técnicas 
computacionais emergentes nas suas criações, que inclusive 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0210290-CA



 

 

34

durante muitos anos eram finalizadas fora do Brasil.  Arlindo 
Machado reconhece a qualidade do grafismo televisual 
brasileiro quando afirma que não se precisa “ir ao MoMA de 
Nova York, ou à Documenta de Kassel, ou ainda à Bienal de 
Veneza para conhecer algumas da últimas tendências das artes 
visuais. Uma das mais avançadas galerias de arte do mundo 
fica bem aí na sua sala de estar. Basta ligar a televisão…” 
(Machado, 2000:197). 
 
O design para o telejornalismo apresenta características 
específicas em relação ao grafismo televisual em geral. 
Alguns fatores são decisivos para esta diferenciação. Em 
primeiro lugar, no trabalho gráfico desenvolvido para o 
telejornalismo, há um maior compromisso com a veracidade 
da informação – assim como a notícia que é veiculada, o 
grafismo deve se basear em uma apuração detalhada, já que o 
grafismo televisual muitas vezes dá corpo a uma notícia sem 
imagens. Em segundo lugar a sua velocidade de veiculação. O 
tempo entre a apuração e a difusão da notícia é cada vez 
menor. A criação, execução e edição dos elementos gráficos 
devem ser realizadas no espaço de tempo disponível, em local 
próximo de onde será feita a exibição e com tecnologias 
conhecidas e absorvidas. Os seus objetivos comunicacionais e 
informacionais devem ser focalizados, na tentativa de evitar 
interpretações dúbias ou comunicações indesejadas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0210290-CA




