XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ENGINEERING FORMATION PROFILES: PERCEPTIONS OF EMPLOYERS, FORMER STUDENTS, TEACHERS AND STUDENTS OF PUC-RIO AND UERJ Autor: EVANDRO MENDES DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCOS AZEVEDO DA SILVEIRA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 11844
Catalogação: 24/06/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11844@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11844@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11844
Resumo:
Título: ENGINEERING FORMATION PROFILES: PERCEPTIONS OF EMPLOYERS, FORMER STUDENTS, TEACHERS AND STUDENTS OF PUC-RIO AND UERJ Autor: EVANDRO MENDES DA SILVA
Nº do Conteudo: 11844
Catalogação: 24/06/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11844@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11844@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11844
Resumo:
This work presents the knowledge, competences and attitudes
more relevant to the formation profile of eletrical
engineers following former students, students
with active registration and teachers from UERJ and PUC-Rio
electrical engineering courses, and also following the
working market employing the former students. A survey was
realized with former students, teachers and students of
these courses between December 2006 and May 2007. Some
interviews were realized with stakeholders from companies
employing the former students between October 2007 and
January 2008. These interviews were conducted after
the analysis of the survey results to expose them to
criticism from employers, to show new interpretations in
the light of the actual professional experience.
Moreover, comparing the diversity of points of view
collected in the interviews, it was possible to
characterize from where the respondents are talking -
placing them in relation to the existing descriptions of
industrial practice and organization. The analysis of these
visions about the formation profile of nowdays engineers
and contemporary engineering is presented as a partial
fondamentation (because few industrial sectors were
considered) for the engineering curriculum developed
by competences currently discussed in the Brazilian
context, as well as for some suggestions about ways to
establish an engineering curriculum in line with the
current National Curriculum Guidelines for engineering
courses.