XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: SIGNIFICADOS DA POSSE DE UM OBJETO DE LUXO: UM ESTUDO SOBRE AS MOTIVAÇÕES DE COMPRA DE BOLSAS LOUIS VUITTON Autor: ADRIANA MONTEIRO SCHORR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 19184
Catalogação: 17/02/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19184@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19184@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19184
Resumo:
Título: SIGNIFICADOS DA POSSE DE UM OBJETO DE LUXO: UM ESTUDO SOBRE AS MOTIVAÇÕES DE COMPRA DE BOLSAS LOUIS VUITTON Autor: ADRIANA MONTEIRO SCHORR
Nº do Conteudo: 19184
Catalogação: 17/02/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19184@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19184@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19184
Resumo:
Não há limites quando se trata da imaginação para oferecer uma experiência
integral a um cliente do segmento de luxo, desde o champanhe na recepção das
concessionárias BMW até jantares de sabores exóticos oferecidos a clientes da
Louis Vuitton. No Brasil, a marca simboliza um luxo aspiracional, frequentemente
adquirido por quem busca status e deseja aparentar o estilo de vida que a marca
representa. O objetivo deste estudo foi investigar as motivações que levam
mulheres a adquirir um objeto de luxo - bolsas da marca Louis Vuitton – apesar
do impacto desta aquisição em seu orçamento. Foi revista a evolução do
significado do luxo ao longo da história, culminando na abordagem pós-moderna,
com a valorização de sensações subjetivas onde a busca por produtos não somente
satisfaz necessidades, mas também constrói significados emocionais. Conduziu-se
um estudo exploratório, baseado em entrevistas em profundidade com 15
mulheres que adquiriram a bolsa Louis Vuitton. A interpretação das entrevistas,
realizada com a técnica Laddering, sugere que, mais importante do que os
atributos do produto, percebido como de qualidade excepcional, é o fato de que
com sua posse as mulheres passam a sentir-se inseridas em um contexto de status
e prestígio social. Ao comprarem a bolsa Louis Vuitton, buscam elevar sua
autoestima e percebem-se profissionalmente bem sucedidas, importantes valores
que de fato parecem motivar sua decisão.