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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DA MPB DO POVO ÀS COMUNIDADES NA MÚSICA POPULAR Autor: THIAGO DE ANA RIBEIRO GOMES THIAGO DE MELLO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SANTUZA CAMBRAIA NAVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11693
Catalogação: 28/05/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11693@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11693@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11693
Resumo:
Título: DA MPB DO POVO ÀS COMUNIDADES NA MÚSICA POPULAR Autor: THIAGO DE ANA RIBEIRO GOMES THIAGO DE MELLO
Nº do Conteudo: 11693
Catalogação: 28/05/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11693@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11693@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11693
Resumo:
O trabalho compara concepções de música popular, nação e
camadas
populares desenvolvidas em dois períodos da música popular
brasileira: o de
meados dos anos 1960, em que se construiu a idéia de MPB, e
o atual,
caracterizado por sonoridades oriundas das periferias de
grandes cidades, muitas
vezes denominadas comunidades por seus habitantes. Partindo
das categorias
musicais de Mário de Andrade criadas na década de 1920,
analiso o contexto de
formação da MPB como um momento de desenvolvimento do
populário, em
que se propôs uma estética que expressasse musicalmente o
Brasil. Em 67, a
Tropicália, questionando os fundamentos do projeto nacional-
popular, ensejou
outra proposta de representação do país, ao reunir
repertórios locais e
globais. Contemplando mudanças nas interpretações sobre
música popular,
nação e camadas populares, contrasto a produção da MPB dos
anos 60 com a
obra mais recente de Chico Buarque, o Cd Carioca, de 2006,
através de sua
assimilação de ritmos e segmentos da cena musical
brasileira contemporânea,
especialmente o hip-hop, o manguebeat e os sons eletrônicos.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |