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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ESTUDO DE USABILIDADE DE AMBIENTES VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS ATRAVÉS DO SECOND LIFE Autor: BRENO GENTIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANAMARIA DE MORAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12044
Catalogação: 11/08/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12044@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12044@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12044
Resumo:
Título: ESTUDO DE USABILIDADE DE AMBIENTES VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS ATRAVÉS DO SECOND LIFE Autor: BRENO GENTIL
Nº do Conteudo: 12044
Catalogação: 11/08/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12044@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12044@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12044
Resumo:
O tema desta pesquisa é o estudo de usabilidade da
interação tridimensional através de ambientes virtuais na
internet. Seu objeto é a experiência vivenciada
através do Second Life, um ambiente virtual colaborativo
que permite explorar mundos digitais e interagir com outras
pessoas em tempo real. Consideramos como hipótese que o
Second Life apresenta problemas de usabilidade que
prejudicam a interação e o uso por usuários novatos em
ambientes virtuais tridimensionais. Desta forma, buscamos
identificar tais problemas e formulamos recomendações para
o design de interfaces envolvendo a interação 3D.
Inicialmente construímos um referencial teórico combinando
capítulos de tecnologia tridimensional, percepção visual e
conceitos de usabilidade e interação humano-computador. Em
seguida, aplicamos a técnica de teste de usabilidade
seguida de um questionário pós-teste envolvendo os
conceitos de presença e satisfação subjetiva dos usuários.
Os resultados obtidos confirmaram a hipótese formulada,
permitindo afirmar que a usabilidade do Second Life, apesar
de apresentar alta satisfação subjetiva é prejudicada pela
existência de problemas que impedem uma maior e melhor
utilização por usuários novatos em ambientes virtuais
tridimensionais.