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Título: LETRAMENTO EM HISTÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS (CPVCS): OS ESPAÇOS DE MEDIAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS
Autor: VINICIUS TEIXEIRA SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOSE CARMELLO BRAZ CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12352
Catalogação:  14/10/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12352@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12352@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12352

Resumo:
A dissertação analisa a formação de professores de CPVCs, articulada ao desenvolvimento das habilidades e competências leitoras, na perspectiva do Letramento em História. O quadro teórico reporta-se a dois eixos de fundamentação: na perspectiva do Letramento em História, apóia-se em autoras como Isabel Barca, Vitória Rodrigues Silva e Magda Soares, ao analisar o conceito de Letramento; já na perspectiva epistemológica, Paulo Freire e Vygotsky respaldam as concepções de mediação no desenvolvimento dos conhecimentos e processos psicológicos mais complexos, em uma abordagem dinâmica que remete à inter-relação entre os indivíduos. Como estudo de campo, é analisada a prática formativa de docentes de História associados a CPVCs, em cursos programados durante o biênio 2006-2007, com base na matriz de competências e habilidades do ENEM, em uma proposta histórico-cultural de base paulofreireana. São utilizados recursos técnico- metodológicos de análise documental sobre os materiais curriculares e didáticos (apostilas e avaliações formativas), bem como entrevistas semi-estruturadas com os professores formadores do Curso de Capacitação de Professores dos CPVCs. Observações de interlocuções entre os cursistas dos CPVCs e a equipe docente, e avaliações formuladas pelos cursistas sobre a avaliação formativa desenvolvida em suas classes comunitárias complementam os recursos. Diante da escassa produção acadêmica sobre as questões teórico-práticas de Letramento em História, em CPVCs, segundo a Matriz de Competências do ENEM mediatizada por aportes do paradigma histórico-cultural com base em Paulo Freire e Vygotsky, ressalta-se que: i) os processos formativos da leitura em História e suas habilidades e competências ocorrem de forma orientada pelo professor de História; ii) a Matriz de Competências do ENEM não se traduz em empecilho para o desenvolvimento do conhecimento histórico; antes, ao diminuir as tensões derivadas da acumulação estéril de informações, tão cara ao vestibular, pode possibilitar um trabalho pedagógico mais substantivo, por parte dos professores de História; iii) o desenvolvimento das capacidades de leitura é parte constitutiva do conhecimento histórico, e não mero anexo para facilitar a apropriação de informações de fatos e acontecimentos da História; iv) o Letramento em História pressupõe o desenvolvimento de competências e habilidades de leitura que considere os suportes textuais como portadores de questões políticas, ideológicas, culturais, sociais e econômicas, ou seja, os suportes não são neutros. Ser letrado em História, desta forma, significa desenvolver continuamente a capacidade de realizar a leitura histórica do mundo e a finitude das suas formações sociais.

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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
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