XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: LETRAMENTO EM HISTÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS (CPVCS): OS ESPAÇOS DE MEDIAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS Autor: VINICIUS TEIXEIRA SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOSE CARMELLO BRAZ CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12352
Catalogação: 14/10/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12352@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12352@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12352
Resumo:
Título: LETRAMENTO EM HISTÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS (CPVCS): OS ESPAÇOS DE MEDIAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS Autor: VINICIUS TEIXEIRA SANTOS
Nº do Conteudo: 12352
Catalogação: 14/10/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12352@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12352@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12352
Resumo:
A dissertação analisa a formação de professores de CPVCs,
articulada ao desenvolvimento das habilidades e
competências leitoras, na perspectiva do Letramento em
História. O quadro teórico reporta-se a dois eixos de
fundamentação: na perspectiva do Letramento em História,
apóia-se em autoras como Isabel Barca, Vitória Rodrigues
Silva e Magda Soares, ao analisar o conceito de Letramento;
já na perspectiva epistemológica, Paulo Freire e
Vygotsky respaldam as concepções de mediação no
desenvolvimento dos conhecimentos e processos psicológicos
mais complexos, em uma abordagem dinâmica que remete à
inter-relação entre os indivíduos. Como estudo de campo, é
analisada a prática formativa de docentes de História
associados a CPVCs, em cursos programados durante o biênio
2006-2007, com base na matriz de competências e habilidades
do ENEM, em uma proposta histórico-cultural de base
paulofreireana. São utilizados recursos técnico-
metodológicos de análise documental sobre os materiais
curriculares e didáticos (apostilas e avaliações
formativas), bem como entrevistas semi-estruturadas com os
professores formadores do Curso de Capacitação de
Professores dos CPVCs. Observações de interlocuções entre
os cursistas dos CPVCs e a equipe docente, e avaliações
formuladas pelos cursistas sobre a avaliação formativa
desenvolvida em suas classes comunitárias complementam os
recursos. Diante da escassa produção acadêmica sobre as
questões teórico-práticas de Letramento em História, em
CPVCs, segundo a Matriz de Competências do ENEM mediatizada
por aportes do paradigma histórico-cultural com base em
Paulo Freire e Vygotsky, ressalta-se que: i) os processos
formativos da leitura em História e suas habilidades e
competências ocorrem de forma orientada pelo professor de
História; ii) a Matriz de Competências do ENEM não se
traduz em empecilho para o desenvolvimento
do conhecimento histórico; antes, ao diminuir as tensões
derivadas da acumulação estéril de informações, tão cara ao
vestibular, pode possibilitar um trabalho
pedagógico mais substantivo, por parte dos professores de
História; iii) o desenvolvimento das capacidades de leitura
é parte constitutiva do conhecimento histórico, e não mero
anexo para facilitar a apropriação de informações de fatos e
acontecimentos da História; iv) o Letramento em História
pressupõe o desenvolvimento de competências e habilidades
de leitura que considere os suportes textuais como
portadores de questões políticas, ideológicas, culturais,
sociais e econômicas, ou seja, os suportes não são neutros.
Ser letrado em História, desta forma, significa desenvolver
continuamente a capacidade de realizar a leitura histórica
do mundo e a finitude das suas formações sociais.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |