$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O RESUMO COMO PARÂMETRO DE AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA
Autor: SANDRA REGINA CORACINI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VIOLETA DE SAN TIAGO DANTAS BARBOSA QUENTAL - ORIENTADOR
ERICA DOS SANTOS RODRIGUES - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 13951
Catalogação:  04/08/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13951@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13951@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13951

Resumo:
Apresenta-se um estudo exploratório conduzido com 14 alunos universitários em que se buscou avaliar em que medida resumos podem ser tomados como parâmetros da compreensão leitora. Para Kintsch (2002), o leitor bem sucedido é aquele que integra informações retiradas do texto com seu conhecimento de mundo. A questão é como investigar o nível de compreensão textual, visto que não se tem acesso direto às representações e operações mentais envolvidas nesse processo. Partindo da hipótese de que o resumo pode exemplificar a representação semântica global do texto (VAN DIJK, 2004), investigamos as operações de sumarização privilegiadas pelos sujeitos na produção de resumos de texto pertencente ao gênero artigo de opinião. A pesquisa também teve por objetivo contribuir para avaliação de técnicas de sumarização automática de textos. Procedeu-se à análise de resumos resultantes do destacamento das idéias principais do texto fonte e de resumos elaborados de modo livre. Esses textos foram comparados a resumo produzido pelo sumarizador automático GistSumm (PARDO, 2002). Sob o ponto de vista das pistas sintáticas para escolha da manutenção e apagamento das orações nos resumos sublinhados, não houve uniformidade de escolhas entre os sujeitos; as principais divergências ocorreram nos casos de orações pertencentes a períodos complexos, com grande número de encaixamentos. Uma análise qualitativa quanto às proposições, conectivos e referentes, nos resumos livres, possibilitou avaliar o grau de compreensão do texto fonte pelos sujeitos da pesquisa. Acreditamos que os resultados podem ser interpretados como indicativos de que o resumo consiste num recurso importante para avaliação da compreensão leitora.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui