XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: LOOKING AT THE IDEAL, STEPPING ON REALITY, ACCOMPLISHING POSSIBILITIES: WORK AND LIFE OF TEACHERS COMMITED WITH TEACHING FOR OVER THIRTY YEARS Autor: CRISTINA SPOLIDORO FREUND
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MENGA LUDKE - ADVISOR
Nº do Conteudo: 14516
Catalogação: 28/10/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14516@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14516@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14516
Resumo:
Título: LOOKING AT THE IDEAL, STEPPING ON REALITY, ACCOMPLISHING POSSIBILITIES: WORK AND LIFE OF TEACHERS COMMITED WITH TEACHING FOR OVER THIRTY YEARS Autor: CRISTINA SPOLIDORO FREUND
Nº do Conteudo: 14516
Catalogação: 28/10/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14516@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14516@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14516
Resumo:
This research investigated the life and work of teachers who for over 30
years feel committed to the teaching profession and succeeded in it. It seeks to
understand through testimonies collected through semi-structured interviews,
what contributed to these teachers to come to an advanced stage in their careers,
showing enthusiasm and satisfaction with their work, commitment and concern
for the learning of their students. From Esteve´s work about the unease of the
teachers, and other researches (UNESCO, Tenti Fanfani, CNTE, Lapo and
Bueno, Marchesi, Day) about the teaching condition, the importance of inquiry on
issues that provide the well-being of teachers was emphasized. With the help of
privileged informants, ten teachers were selected who met the following criteria:
have enthusiasm in their work, attentive to students learning, have 30 or more
years of teaching experience, still regency of classes acting in junior high school
or high school, preferably in public school. The analysis of the evidence spoke
with several authors, among them Esteve, Huberman, Lüdke, Charlot, Tardif and
Lessard, Tenti Fanfani, Contreras, Dubar. The analysis sought to elucidate how
the choice of profession, the teacher education and the early years in their careers,
the professional trajectory of the teachers, their conceptions about education and
the role teacher´s in our society influence on their sense of professional
achievement. We searched to identify variations and permanences in the identity
strategies and work of these teachers, and circumstances that made their tasks
become easy or difficult. The interviewed teachers are very much involved by
their work, satisfied with the profession, but they don´t feel themselves as finished
products. They experience the difficulties as challenges that drive them in the
search of innovatory solutions. The exercise of different teaching functions
contributed to enlarge their vision on the school and function. And each one
chose, among the possible trajectories, those that best met their aspirations. At the
same time in which they were individualized, they were not isolated, looking for
partnerships for a joint work, either with peers within the institution, or with
professionals outside the school, in universities, unions or teachers’associations.
Their competence is fed of these partnerships and of the constant search of the
knowledge, based both on a posture of being a learner as the search constant
continual education. They built good relationship with students and look forward
to mobilize them for the pleasure of learning.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES AND ANNEX |