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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES CONTRIBUI PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS?: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE QUALIFICAÇÃO DOCENTE E MELHORIA DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL Autor: NILMA SANTOS FONTANIVE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FRANCISCO CRESO JUNQUEIRA FRANCO JUNIOR - ORIENTADOR
RUBEN KLEIN - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14755
Catalogação: 04/01/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14755@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14755@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14755
Resumo:
Título: A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES CONTRIBUI PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS?: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE QUALIFICAÇÃO DOCENTE E MELHORIA DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL Autor: NILMA SANTOS FONTANIVE
RUBEN KLEIN - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14755
Catalogação: 04/01/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14755@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14755@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14755
Resumo:
Esta pesquisa procurou identificar se o aumento das médias de proficiências
dos alunos do Ensino Fundamental do Estado do Tocantins verificado entre os
anos de 2001 e 2007 poderia ser explicado pela melhoria da qualidade dos
professores de Língua Portuguesa e de Matemática que participaram das
atividades de capacitação promovidas pela Fundação Cesgranrio nos anos do
estudo. A relação entre qualidade docente e desempenho cognitivo de alunos não
são fáceis de estabelecer ou de medir, embora no atual cenário da pesquisa já há
bastante evidências de que o professor é o mais importante fator escolar
explicativo do desempenho dos alunos. O Programa de Capacitação conduzido
durante seis anos enfatizou a aquisição de habilidades docentes centradas no
desenvolvimento do ensino participativo e do trabalho em grupos cooperativos
com os alunos, acompanhada de aplicações periódicas de avaliações formativas
para monitorar o progresso dos alunos. A proposta de mudança da prática docente
na sala de aula foi apoiada pela distribuição sistemática de material didático,
composto de guias de orientações e de livros para o professor, além de cadernos
de exercício para os alunos. Com o objetivo de investigar se houve efeitos
positivos do programa de capacitação de professores no desempenho dos alunos
foi realizada uma pesquisa de campo com 518 docentes que nos anos de 2007 e
2008 estavam matriculados na 1ª etapa do curso de Pós Graduação lato sensu em
Avaliação Escolar nas áreas de Língua Portuguesa e de Matemática. As respostas
obtidas com os questionários aplicados deram origem a variáveis de participação e
uso do material didático que mediante análises de regressão mostraram impactos no desempenho dos alunos. Os resultados encontrados comprovaram a hipótese
colocada no início da pesquisa que o programa de capacitação docente aumenta a
aprendizagem dos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental nas escolas que têm
professores de Matemática com alto grau de participação no Programa de
Capacitação e professores de Língua Portuguesa que disseram usar
frequentemente o material didático distribuído. Nas conclusões deste trabalho
foram discutidas as dificuldades de conduzir programas de capacitação com um
modelo de intervenção nos resultados acadêmicos dos estudantes de um sistema
educacional concreto, mediante propostas de mudanças da qualificação docente e
o simultâneo acompanhamento do desempenho dos alunos por um período de
tempo relativamente longo. Entretanto, o estudo possibilitou retirar da experiência
particular do Tocantins sugestões e recomendações mais gerais e extrapoláveis às
políticas públicas de educação continuada voltadas para melhorar a qualificação
docente e aumentar o desempenho cognitivo dos alunos.