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Coleção Digital
Título: A INDIVIDUAÇÃO COMO FENÔMENO ESTÉTICO: ARTE, CORPO E LINGUAGEM NO JOVEM NIETZSCHE Autor: ANDRE LUIZ BENTES FERREIRA DA CRUZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
KATIA RODRIGUES MURICY - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15617
Catalogação: 18/05/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15617@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15617@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15617
Resumo:
Título: A INDIVIDUAÇÃO COMO FENÔMENO ESTÉTICO: ARTE, CORPO E LINGUAGEM NO JOVEM NIETZSCHE Autor: ANDRE LUIZ BENTES FERREIRA DA CRUZ
Nº do Conteudo: 15617
Catalogação: 18/05/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15617@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15617@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15617
Resumo:
O presente estudo tem como foco o pensamento de juventude de
Nietzsche, bem como o contexto em que se insere. Nosso objetivo geral consiste
em apontar os pontos fundamentais para a compreensão de O nascimento da
tragédia, sua primeira obra publicada, bem como as influências filosóficas que
giram em torno desse período, na Alemanha. O objetivo específico consiste em
compreender como sua teoria da arte pôde ser apresentada por intermédio de uma
tradução de estados fisiológicos, a ponto dos próprios indivíduos serem
considerados as atualizações desses estados. Ao priorizar o uso de figuras de
deuses para tornar seus pensamentos intuíveis, ao invés de ater-se à elaboração de
conceitos, Nietzsche faz uso de um método alegórico de análise das características
fisiológicas que giram em torno da criação artística, que culmina no que mais
tarde ele veio a chamar de metafísica de artista, que tendemos a examinar como
um uso da linguagem que enaltece as perspectivas, na medida em que a metáfora é
colocada ao lado da metafísica.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CONCLUSÃO | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |