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Título: PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA DE FRANGO E DERIVADOS NO BRASIL
Autor: EDUARDO GLEITZMANN CORREA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SANDRA RIOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15679
Catalogação:  28/05/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15679@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15679

Resumo:
A produção de carnes de frango já é feita no Brasil, em bases empresariais, há mais de 50 anos. Iniciando as suas atividades com pequenas empresas familiares e cooperativas, a partir da década de 60, a indústria de carne de frango e derivados do Brasil apresentou rápida evolução. A construção de novas granjas e novos abatedouros permitiu que as empresas, inicialmente instalada no Sul do país, se expandissem e pudessem atender o território brasileiro em sua totalidade. As novas instalações e a utilização de processos automatizados permitiram que o setor tivesse uma produção superior à demanda interna e, a partir da década de 70, com o incentivo do governo, que queria equilibrar as contas externas do país, iniciou-se a exportação da carne de frango, principalmente para os mercados do Oriente Médio. Esse trabalho tem como objetivo estudar como se deu todo o processo de internacionalização dessas empresas brasileiras, desde o início de suas atividades, até os últimos investimentos realizados no exterior. O capítulo a seguir fará uma análise do desenvolvimento do setor de carne de frango e derivados como um todo. Como foi o desenvolvimento do mercado interno e de que forma a indústria cresceu, de modo a se estruturar e conseguir produzir o necessário para suprir a demanda interna e externa, adequando-se às exigências de cada mercado consumidor. Além disso, também será feito um estudo de como começaram as exportações e como a evolução das vendas para o exterior acabou levando muitas empresas a se internacionalizar. O capítulo 3 é uma análise do mercado internacional de carne de frango e derivados. Por ser um mercado com poucas barreiras para a entrada de novos concorrentes, ele tem a característica de ser muito competitivo. Na primeira parte desse capítulo, iremos analisar fatores importantes para a competitividade das empresas nesse mercado, destacando quais são os pontos fortes e pontos fracos das empresas brasileiras. Além disso, também serão estudadas as estratégias que as empresas brasileiras vêm adotando nos últimos anos para sobressaírem nessa competição ferrenha. A segunda parte do capítulo falará da participação brasileira no mercado internacional. Qual é a parcela de participação do Brasil, tanto na produção quanto na comercialização do mercado de frango, e como essa participação vem evoluído com o passar do tempo. Quais são os principais concorrentes do Brasil nesse mercado e quais são os principais clientes. O capítulo 4 apresentará um estudo das dificuldades enfrentadas pelas empresas brasileiras que exportam carne de frango. Apesar de ser líder de exportação, o Brasil ainda enfrenta diversas barreiras no processo de exportação do seu produto. Primeiramente, iremos citar as barreiras externas, ou seja, criadas pelos outros países. O mercado de alimentos é muito protegido em muitos países por ser considerado um setor estratégico e, por isso, muitas medidas protecionistas são adotadas. Essas medidas serão separadas em grupos para serem estudadas. A seguir, o capítulo falará de uma importante barreira interna, que é a logística nacional. No mercado de produtos perecíveis e resfriados, a falta de infraestrutura e logística pode até inviabilizar um projeto exportador. O capítulo 5 faz uma pesquisa sobre a evolução dos produtos exportados pelas empresas brasileiras ao longo do tempo. É uma tentativa de constatar se a estratégia de agregar mais valor ao produto, de forma que as indústrias nacionais alcancem novos mercados mais exigentes e se fortaleçam frente à concorrência, está dando certo. Para isso, será feito um estudo do tipo de produto que está sendo vendido atualmente, para comparar com os que eram vendidos no início das exportações. Esse capítulo também servirá para fazer um mapa dos clientes brasileiros: quem são e como variam suas preferências. O capítulo 6 é um estudo sobre os investimentos realizados no exterior pelas empresas brasileiras. Primeiramente será feita uma análise dos principais objetivos das empresas brasileiras que investem no exterior e dos principais fatores que as levam a realizar esses investimentos. Em seguida, serão feitos estudos de casos sobre empresas do setor para conhecer como foi o processo de internacionalização dessas empresas, com ênfase nos investimentos realizados em outros países. Por fim, a conclusão será uma reflexão acerca do estudo realizado durante esses meses. Com todo o material já organizado, será realizada uma análise de todo o processo de internacionalização da indústria de carne de frango, destacando os pontos mais relevantes e concluindo se o processo, de fato, foi positivo para as empresas que o realizaram.

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