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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DA VERDADE COMO ABERTURA EXISTENCIAL AO ACONTECIMENTO POÉTICO DA VERDADE Autor: IONE MANZALI DE SA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PAULO CESAR DUQUE ESTRADA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16886
Catalogação: 18/02/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16886@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16886@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16886
Resumo:
Título: DA VERDADE COMO ABERTURA EXISTENCIAL AO ACONTECIMENTO POÉTICO DA VERDADE Autor: IONE MANZALI DE SA
Nº do Conteudo: 16886
Catalogação: 18/02/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16886@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16886@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16886
Resumo:
Na sua conferência A origem da obra de Arte, de 1936, Martin Heidegger
leva a discussão sobre a arte, até então restrita ao domínio da estética, para o
campo ontológico, na sua definição da obra de arte como o pôr-se-em-obra da
verdade. Nesta dissertação intento esclarecer esta peculiar expressão, tomando
como fio condutor as mudanças do sentido de verdade que acompanharam o
motivo central na filosofia de Heidegger, a questão do ser, desde Ser e tempo até o
seu encontro com a arte nesta conferência. Heidegger, em seu empenho contra a
entranhada tradição da verdade como verdade eterna, noção esta que mostrou ser
comandada pela lógica da adequação, parte da noção de verdade histórica por ele
definida nos anos 1930, para chegar ao mais original sentido da verdade de
ocultamento e desvelamento da alétheia, que, ao se essencializar, acontece
poeticamente na obra de arte, instaurando a verdade de um novo ser ao abrir
horizontes históricos-destinais. Mostrarei por fim, como a techné, neste momento
compreendida por Heidegger como original [ursprünglich], é por ele então
pensada na abertura instaurada pela obra de arte associadamente à essencialização
da técnica moderna em seu desabrigar dos entes como recurso disponível de uma
vigência estabilizada.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |