Buscas - Coleção Digital
    :                                                                                                 Direitos Autorais
PUC-Rio
PUC-Rio
Toolbox E-mail Help Plugins Acessos Area Restrita
aba parte esquerda Coleção Digital aba parte direita
aba parte esquerda Sala Virtual aba parte direita
aba parte esquerda Sala de Aula aba parte direita
aba parte esquerda Notícias aba parte direita
aba parte esquerda EMA aba parte direita
aba parte esquerda Projetos Especiais aba parte direita
Aumentar letra Diminuir letra Normal Contraste
 
Maxwell
imagem de espaçamento
  Página Inicial
imagem de espaçamento
  Buscas
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
  Estatísticas
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
  Sobre
imagem de espaçamento
rodape do menu
Consulta aos Conteúdos

Botão de Informações

Título: GESTÃO DO CONHECIMENTO NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI: USO E AVALIAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MATHEUS SALCEDO
Colaborador(es): DANIEL SCHWABE - Orientador
Catalogação: 07/06/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Referência [pt]: http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=17609@1
Referência [en]: http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=17609@2
Resumo:
Na atual economia, a vantagem competitiva das empresas pode ser diretamente ligada à sua capacidade de utilizar o conhecimento detido por seus membros. No entanto, para agregar valor a uma organização, este conhecimento precisa ser compartilhado. Desta forma, a capacidade da organização de integrar e aplicar os conhecimentos especializados de sua força de trabalho é fundamental para obter e manter uma vantagem competitiva organizacional. Os sistemas de gerenciamento de conhecimento auxiliam a criação, coleta, organização e disseminação de conhecimento. Entretanto, esses sistemas possuem limitações como, por exemplo, a grande dificuldade de integrar conhecimentos provenientes de diferentes fontes, geralmente em virtude da ausência de Semântica nas suas descrições. O principal objetivo desta dissertação é estudar as limitações tecnológicas dos sistemas de gerenciamento de conhecimento existentes e propor soluções através da adoção de formalismos da Web Semântica. Para atingir este objetivo é usado, como estudo de caso, um sistema de gerenciamento de conhecimento em produção de uma grande empresa brasileira que apóia a operação da sua infraestrutura de TIC. Neste estudo, demonstra-se que esta abordagem permite acrescentar Semântica adicional a dados já existentes, integrando bases anteriormente isoladas, gerando um melhor resultado operacional.
Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
<< voltar