XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: BIOLOGISTS, FROM UNIVERSITY TO LABOR MARKET: A STUDY AMONG STUDENTS AND GRADUATES OF THE DEGREE COURSE IN BIOLOGY Autor: SINAIDA MARIA VASCONCELOS DE CASTRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ZAIA BRANDAO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 17627
Catalogação: 09/06/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17627@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17627@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17627
Resumo:
Título: BIOLOGISTS, FROM UNIVERSITY TO LABOR MARKET: A STUDY AMONG STUDENTS AND GRADUATES OF THE DEGREE COURSE IN BIOLOGY Autor: SINAIDA MARIA VASCONCELOS DE CASTRO
Nº do Conteudo: 17627
Catalogação: 09/06/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17627@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17627@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17627
Resumo:
This paper presents the results of a survey conducted among students and
graduates of the Degree Course in Biology from two institutions of higher
education in Belém, the Centro Universitário do Pará (CESUPA) and the
Universidade Federal do Pará (UFPA), and sought to answer the following
question: How do you choose or how you are chosen to be a biology teacher? And
had as objective: to draw a profile of the Degree Course in Biology; analyze the
underlying conditions and representations to opt for teaching profession among
students and graduates. To achieve these objectives a field research was
developed among students entering and graduating from courses of biology at
both institutions and an analysis only exploratory with graduates of such courses
suggesting continuity of this type of research. The results were analyzed through
the dialogue with authors in the areas of sociology of education, teacher training
and career choices. These analysis indicates that such the choice of the course, as
the choice of teaching career are presented as alternative forms of access to higher
education and the labor market, due to the limitations imposed by competition in
college entrance exams for courses of higher prestige, as well as by the labor
market itself.