XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: AVALIAÇÃO ERGONÔMICA DA USABILIDADE DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: CEAD-IFES/ES, UM ESTUDO DE CASO Autor: ALIANA PEREIRA SIMÕES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANAMARIA DE MORAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 18087
Catalogação: 18/08/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18087@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18087@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18087
Resumo:
Título: AVALIAÇÃO ERGONÔMICA DA USABILIDADE DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: CEAD-IFES/ES, UM ESTUDO DE CASO Autor: ALIANA PEREIRA SIMÕES
Nº do Conteudo: 18087
Catalogação: 18/08/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18087@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18087@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18087
Resumo:
O objetivo deste estudo foi realizar a avaliação ergonômica da usabilidade
de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para demonstrar que a falta de
conhecimento dos benefícios da usabilidade e do ergodesign pode contribuir
com a baixa qualidade do ensino a distância. O ambiente virtual de
aprendizagem do CEAD/IFES-ES foi o objeto do estudo e para realizar esta
avaliação definiu-se os seguintes métodos e técnicas: aplicação do questionário
SUS, Avaliação Cooperativa e Avaliação Heurística. Os resultados obtidos com
esta avaliação apontaram que este ambiente apresenta graves problemas de
usabilidade. E, a partir destes resultados, foi possível gerar recomendações de
melhoria da usabilidade e do design da interface do ambiente. Espera-se que
este estudo possa auxiliar outras pesquisas que visam melhorar a qualidade dos
ambientes virtuais de aprendizagem.