XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ERGONOMIC EVALUATION OF THE USABILITY OF CEAD-IFES/ES’S VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT: A CASE STUDY Autor: ALIANA PEREIRA SIMÕES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANAMARIA DE MORAES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 18087
Catalogação: 18/08/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18087@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18087@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18087
Resumo:
Título: ERGONOMIC EVALUATION OF THE USABILITY OF CEAD-IFES/ES’S VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT: A CASE STUDY Autor: ALIANA PEREIRA SIMÕES
Nº do Conteudo: 18087
Catalogação: 18/08/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18087@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18087@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18087
Resumo:
This study’s aim was carry through the ergonomic evaluation of the
usability in a virtual learning environment to demonstrate how the lack of usability
criteria and ergodesign can contribute with low quality of the distance education.
The study’s object was CEAD/IFES-ES’s virtual learning environment and to
conduct this evaluation the following methods and techniques were applied: SUS
questionnaire, Cooperative Evaluation and Heuristic Evaluation. The obtained
results pointed that this environment presents serious usability problems and
showed that was possible to generate improvement recommendations for this
interface environment with usability and design. There’s a hope that this scientific
investigation can help other researches to improve the quality of virtual learning
environments.