$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: UM MODELO PARA CAPACITAÇÃO DOS INSTRUTORES DO SISTEMA CAD PARA VESTUÁRIO E DOS MODELISTAS, COM FOCO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO
Autor: ICLÉIA SILVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  REJANE SPITZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 18698
Catalogação:  18/11/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18698@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18698@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18698

Resumo:
O objetivo principal desta tese é propor linhas mestras para modelo de capacitação dos instrutores do sistema CAD-Vestuário e dos modelistas (usuários), que contemple atividades integradas de gestão do conhecimento, relevantes a seu planejamento e implementação. A base teórica deu ênfase aos elementos construtivos da gestão do conhecimento que direcionam ao compartilhamento do conhecimento individual (tácito e explícito) tanto do modelista como do capacitador. A proposta da pesquisa está pautada na adequação dos elementos construtivos da gestão do conhecimento indicados por Probst, Raub, Romhardt (2002). Aplica, também, o modelo desenvolvido por Nonaka e Takeuchi (1997) para a disseminação, compartilhamento e conversão dos conhecimentos tácitos e explícitos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo quantitativa que identificou a formação do profissional do setor de modelagem do vestuário do Estado de Santa Catarina e os softwares mais utilizados neste setor. Os resultados desta abordagem foram satisfatórios, pois a maioria das empresas respondeu ao questionário. Os resultados revelaram que a formação dos modelistas é de nível técnico, o que representa a valorização dos conhecimentos voltados à prática do trabalho. A maioria das empresas do vestuário desenvolve a modelagem com o uso da tecnologia computadorizada, e os sistemas mais utilizados são o sistema Audaces e o sistema Lectra. A partir destes dados, foi realizada uma pesquisa nas empresas do vestuário (empresários e modelistas) e nas empresas do software (empresários e instrutores), com foco na capacitação dos instrutores e dos usuários diretos do sistema CAD/Vestuário, com vistas à aprendizagem e compartilhamento dos conhecimentos de todos os envolvidos. Concluíu-se, com base nos principais resultados, que mais da metade dos modelistas não usa todas as funções do sistema CAD; os instrutores dominam conhecimentos sobre o software, mas metade deles não sabe modelagem; os procedimentos para a seleção do instrutor e planejamento da capacitação não são adequados à interação e compartilhamento de conhecimento entre os participantes; o conhecimento do modelista fica apenas no âmbito individual (tácito), não sendo registrado, para tornar-se explícito. Por isso, propõem-se linhas mestras para modelo de capacitação dos instrutores dos sistemas CAD-Vestuário e dos modelistas, com base na teoria da gestão do conhecimento.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
CAPÍTULO 9  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui