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Título: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE UM MURO DE CONTENÇÃO UTILIZANDO PNEUS
Autor: ANA CRISTINA CASTRO FONTENLA SIEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALBERTO DE SAMPAIO FERRAZ JARDIM SAYAO - ORIENTADOR
LUCIANO VICENTE MEDEIROS - COORIENTADOR
DENISE MARIA SOARES GERSCOVICH - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 1966
Catalogação:  21/09/2001 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE      trabalho premiado
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1966@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1966@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1966@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1966

Resumo:
Nesta dissertação é apresentada uma nova técnica para estabilização de encostas através da construção de um muro de gravidade usando pneus e solo. Esta técnica foi desenvolvida dentro de um trabalho de pesquisa realizado pela PUC-Rio, em colaboração com a Fundação Geo-Rio e a Universidade de Ottawa (Canadá). O trabalho consistiu na construção e análise de um muro experimental de solo- pneus localizado em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. O muro possui 60m de comprimento e 4m de altura, sendo constituído por camadas horizontais de pneus preenchidos com solo residual compactado e amarrados entre si com corda ou arame. Atrás do muro de pneus foi executado um retro-aterro com 6m de altura, constituído do mesmo solo utilizado no muro de solo- pneus. O muro é composto por 4 seções com características diferentes quanto ao tipo de amarração, geometria e configuração dos pneus (cortados ou inteiros). Apresenta- se neste trabalho um estudo do comportamento tensão vs deformação do material solo-pneus das 4 seções do muro. Os valores previstos numericamente foram comparados aos resultados da instrumentação de campo, com o objetivo de obter os parâmetros de deformabilidade do material. Para a representação do comportamento tensão vs deformação do material solo-pneus, utilizou-se o modelo elástico linear. Foi considerada a existência de 7 camadas distintas do material solo-pneus, permitindo a variação do módulo E ao longo da altura do muro. O solo do retro-aterro foi representado pelo modelo elástico não linear (hiperbólico). Dentre as principais conclusões, pode-se ressaltar que o uso de pneus cortados facilita o processo construtivo e reduz a deformabilidade do muro. A amarração dos pneus com corda, apesar de menos eficiente que a amarração com arame, apresenta-se como a melhor alternativa quando se considera a relação custo vs benefício. A utilização de solo-pneus apresenta-se como uma alternativa que combina a eficiência mecânica do pneu e o baixo custo de execução quando comparada às técnicas convencionais de estabilização de encostas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRAD., RES., ABST, SUM., LIST. DE SÍMBS., DE ABREV., DE FIGS., DE TABS., CAPS. 1 A 8, REFS  PDF  
ANEXOS 1 AO 4  PDF  
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