XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: REVISITING THE ACQUISITION OF PASSIVE SENTENCES IN BRAZILIAN PORTUGUESE: AN EXPERIMENTAL INVESTIGATION FOCUSING COMPREHENSION Autor: JOAO CLAUDIO DE LIMA JUNIOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARINA ROSA ANA AUGUSTO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 20650
Catalogação: 01/11/2012 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20650@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20650@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20650
Resumo:
Título: REVISITING THE ACQUISITION OF PASSIVE SENTENCES IN BRAZILIAN PORTUGUESE: AN EXPERIMENTAL INVESTIGATION FOCUSING COMPREHENSION Autor: JOAO CLAUDIO DE LIMA JUNIOR
Nº do Conteudo: 20650
Catalogação: 01/11/2012 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20650@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20650@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20650
Resumo:
This study investigates the acquisition of the passive structure from the
point of view of a conciliatory approach between computational metrics and
processing demands. The formal analyses from Generative Linguistic Theory
(Boeckx, 1998; Collins, 2005) are revisited and made compatible to the
distinctions proposed by the Integrated Model of on-line computation (Corrêa AND
Augusto, 2007; 2011) -Modelo Integrado da Computação on-line, considering the
peculiarities of on-line processing. Our hypothesis is that the structural
complexity associated with an eventive passive would imply the existence of
measurable computational cost movement, which would be responsible for the
difficulty children have on verbal passives. The absence of the relevant type of
movement in adjectival passive constructions with copular characteristics would
explain why children are initially capable of dealing with short agentive passives.
We assume that, in Portuguese, children do not attend to the differences auxiliary
selection implies in the target grammar. Three psycholinguistic experiments were
conducted, in order to investigate the hypotheses proposed. The first two
experiments show some difficulty on every verbal passive in Portuguese (except
for short agentive passives) and highlight the relevance of aspectual and semantic
features allowing a simpler derivation to be licensed in the logical form. The last
experiment evaluated children´s ability to distinguish the different auxiliaries
involved on the derivation of short passive sentences. The results are compatible
with the hypotheses and suggest that children would take adjectival constructions
into account in achieving full acquisition of verbal passives.