$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: UNIVERSIDADE E ESCOLA: UMA VIA DE MÃO DUPLA?
Autor: SOLANGE DE ALMEIDA CARDOZO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MENGA LUDKE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4147
Catalogação:  19/11/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4147@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4147@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4147

Resumo:
O estudo Universidade e escola: uma via de mão dupla? propõe-se a investigar as repercussões da escola na universidade, via um projeto de parceria para a formação de professores. O campo de estudo é o Projeto de Parceria Universidade-Escola para Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação, que vem sendo desenvolvido pela PUC-Rio em parceria com seis escolas da 2a CRE da SME/RJ. Os informantes da pesquisa foram os estudantes e professores do Curso de Pedagogia e os professores das escolas parceiras. O estudo mostra que, apesar de ainda ser pequena a aproximação da escola com a universidade, ela se apresenta em reflexões de seus professores e em algumas ações desenvolvidas na interação ensejada por este Projeto. Estágios mais duradouros e participativos onde os estudantes não se comportam como meros expectadores possibilitam que estes, ao interagir com professores experientes, tenham melhores possibilidades de desenvolverem uma aprendizagem profissional. Isso permite reconhecer os professores experientes das escolas como co- formadores. O estudo traz, também, informações de estágios realizados pela Universidade Laval do Québec em parceria com escolas, apresentando sugestões para estágios mais interativos. As análises feitas neste estudo permitem apontar a parceria como uma via promissora para a formação de professores.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTA DE QUADROS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui