$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A CRÍTICA DO SUJEITO NA ARQUEOLOGIA DE MICHEL FOUCAULT
Autor: FABIANE MARQUES DE CARVALHO SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  KATIA RODRIGUES MURICY - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4662
Catalogação:  17/03/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4662@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4662@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4662

Resumo:
A crítica do sujeito na arqueologia de Michel Foucault tem, como foco principal, a investigação da emergência histórica das ciências humanas e a teorização da história arqueológica realizadas por Foucault respectivamente em Les mots et les choses e em Larchéologie du savoir. Essa dissertação procura desenvolver uma leitura sistemática da crítica que o filósofo francês faz à noção de sujeito no período em que concentra seus esforços na realização de uma história filosófica denominada arqueológica. Para tanto, foi necessário, primeiramente, além de reunir elementos da crítica empreendida por Foucault ao humanismo presente na filosofia moderna, explicar em que consiste o método histórico-filosófico denominado arqueológico, para, em seguida, tematizar a tentativa de uma, por assim dizer, desconstrução crítica da filosofia do sujeito moderno, tal como realizada por Foucault nas obras analisadas ao longo dessa pesquisa.

Descrição Arquivo
CAPA  PDF  
TERMO DE APROVAÇÃO  PDF  
FICHA CATALOGRÁFICA  PDF  
AGRADECIMENTOS  PDF  
RESUMO  PDF  
ABSTRACT  PDF  
SUMÁRIO  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui