XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: INSTANTANEOUS OF VISITS: THE SCHOOL AT CULTURAL CENTER Autor: MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ZAIA BRANDAO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 7497
Catalogação: 18/11/2005 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7497@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7497@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7497
Resumo:
Formato DC | MARC |
Título: INSTANTANEOUS OF VISITS: THE SCHOOL AT CULTURAL CENTER Autor: MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO
Nº do Conteudo: 7497
Catalogação: 18/11/2005 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7497@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7497@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7497
Resumo:
This thesis had as objective the investigation of the
relation school and
cultural center by means of observation of students`
visits to the Centro Cultural
Banco do Brasil/RJ - a cultural center - between october
of 2003 and july of 2004.
These observations focused on the attendance offered by
the Educative Sector of
the Institution in order to interpret how the mediations
with the school public
happens. The responsibles for these visits, therefore,
assume an important role in
the field work, provoking reflexions concerning its
formation and performance.
Moreover, interviews with coordinators, monitors,
representative of the
Institution, teachers and visiting students had been
carried through, as well as the
responsible ones for the cultural programs in the City and
State departments of
Education and in the City department of Culture had been
heard. The photograph
and documentary analysis had been configured as backing
features in the field
work. It was verified expressiveness of the visits of
public schools in result,
mainly, of the gratuitousness of the transport, offered by
the CCBB and operating
politicians in the suburbs of the city of Rio de Janeiro.
It was possible to evidence
some pedagogies - that for times entered in conflict -,
present for the occasion of
the actualization of the school visit, evidencing
differentiated expectations on the
part of the involved. Although a speech of the integrant
ones of the Educative
Sector of the CCBB - refering to the option for the
dialogue with the school
public, not to intervine, the respect for the repertoire
of the students -, at several
moments, it reigned a visit pedagogy restrictive and
controller of the groups`
experiences. The research ratified the lack of dialogue
and the inexistence of
toggle between schools and cultural center/museums already
detached by other
studies. But, at the same time, it brought elements that
made possible to identify
failures in meeting of expectations that, many times, had
been the base of tensions
between visiting professors, monitorial and the team of
the Educative Sector. The
field work did not have the pretension to produce but
instantaneous of visits that
will be able to contribute for a bigger integration
between school and cultural
spaces, recognizing, in this direction, the importance
that the informal educational
spaces currently occupy in the world-wide scene of the
education.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |