XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: HUMAN-FACTORS AND USABILITY ON WEBFORMS: A CASE STUDY OF E-COMMERCE Autor: JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANAMARIA DE MORAES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 7758
Catalogação: 10/02/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7758@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7758@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7758
Resumo:
Título: HUMAN-FACTORS AND USABILITY ON WEBFORMS: A CASE STUDY OF E-COMMERCE Autor: JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
Nº do Conteudo: 7758
Catalogação: 10/02/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7758@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7758@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7758
Resumo:
This research presents the concepts of electronic commerce
and it searches
the comprehension on how usability aspects and information
architecture can
contribute to an experience centered on the user that will
promote a bigger
satisfaction and will increase the chances of having an on-
line purchase
concluded.
In order to verify the hypothesis that usability aspects
of interface of forms
are determinant on successful filling in and conclusion of
on-line purchase, some
sites as Lojas Americanas, Casa e Vídeo, Ponto Frio and
Submarino were
selected. Among the methods and techniques used in this
work, it is necessary to
distinguish focus group, card sorting, usability test and
satisfaction
questionnaires. Focus group was used in the initial phases
of this research to
collect information about users` motivations, beliefs and
attitudes; in essence:
what users have said they have thought. It was used card
sorting to understand
how users had understood the system, through some
exercises by which was
possible to verify how they have grouped and labeled the
requested information.
Thus, this work has searched to capture not what users
have said they have
thought, but what they have been thinking. Usability tests
promoted the
observation and analysis on how users have interacted with
the system. Hence, it
was possible to verify not what users have said or what
they have thought, but
what they had done. Users` satisfaction questionnaires
were administered to
collect quantitative data, commentaries and observation
about some specific
attributes of interaction between users and electronic
commerce forms.
By the agency of those relational and individual analyses
of methods and
techniques results, it was enabled to confirm the
hypothesis that usability aspects
are important on successful filling in and on the
conclusion of on-line purchase.
Thus, it was also possible to point out some directives to
the elaboration of
electronic forms to conclude on-line purchase in the
Internet.