$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A VIDA NA SALA DE AULA: PONTO DE ENCONTRO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA COM A PSICANÁLISE
Autor: MARIA DE LOURDES DUARTE SETTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 8223
Catalogação:  27/04/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8223@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8223@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8223

Resumo:
O objetivo desta tese foi aprofundar meus entendimentos acerca da relação pedagógica construída por mim, a professora, e um grupo de alunos durante um curso de inglês como língua estrangeira (ILE), na empresa em que eles trabalhavam. Para atender a esse propósito, registrei esta vivência em forma de diário durante os oito meses em que durou o curso que ministrei. Além desse diário, analisei também o potencial exploratório gerado por atividades pedagógicas realizadas pelos alunos em sala de aula e correspondências enviadas por eles a mim. A percepção do entrelaçamento de aspectos sócio-históricoindividuais, conscientes e inconscientes, presentes nos enunciados dos participantes do evento pedagógico e registrados nos documentos referidos acima, levou-me a aproximar três discursos - a Prática Exploratória, a Psicanálise e a Filosofia da Linguagem de Mikhail Bakhtin - para buscar entender com mais profundidade a natureza da relação pedagógica e a qualidade da vida em sala de aula. A partir da análise das formas de relação percebidas por mim e por meus alunos em nosso convívio pedagógico, pude perceber também a importância de estarmos atentos aos aspectos individuais-afetivos presentes no ambiente pedagógico. Discuto a centralidade desses aspectos na construção da natureza amorosa da relação pedagógica, que identifico como monológica e/ou dialógica, com base nas formas de relação percebidas por mim em minha prática pedagógica. Minha tese pretende aproximar os conhecimentos e a postura reflexiva dos professores que se orientam pela Prática Exploratória do saber da Psicanálise freudilacaniana sobre o sujeito humano e alguns conceitos-chave da Filosofia da Linguagem. Com essa pretensão, esta tese busca preencher uma lacuna no campo do ensino de inglês como língua estrangeira dada a escassez de teorias que partam da prática profissional do professor- investigador nessa área.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui