$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: VULNERABILIDADE EXTERNA NO BRASIL: UMA ABORDAGEM PATRIMONIAL
Autor: GUILHERME CARDOSO FEDERICO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCIO MAGALHAES JANOT - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 8358
Catalogação:  22/05/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8358@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8358

Resumo:
O cerne deste trabalho está na aplicação da abordagem patrimonial de crises financeiras e de balanço de pagamentos à economia brasileira no período 2001-2004. Conhecido na literatura econômica recente como Balance Sheet Approach (BSA), este arcabouço teórico enfatiza, diferentemente dos indicadores usuais de fluxo (earlywarning), a importância de uma análise dos estoques de ativos e passivos dos principais setores de uma economia estilizada.Esta monografia está organizada em quatro capítulos, além desta introdução. No segundo capítulo é feita uma breve resenha conjuntural da economia brasileira a partir da estabilização da economia em 1994, com destaque para os anos de 1998 até 2004. Incluem-se duas subseções neste capítulo: uma sobre a evolução da dívida pública e outra sobre o sistema financeiro nacional. No terceiro capítulo, apresento o arcabouço teórico do BSA e busco delinear as características dos setores estudados que servirão de subsídio para uma aplicação empírica do BSA ao Brasil, que é feita através da construção de matrizes intersetoriais das posições de ativos e passivos em moeda estrangeira entre os setores nacionais e o resto do mundo. O quarto capítulo complementa o estudo patrimonial do BSA com uma análise dos fluxos de capitais da conta financeira e de capital do balanço de pagamentos brasileiro. As conclusões deste trabalho, demonstradas no quinto e último capítulo, sugerem sérios descasamentos patrimoniais para o setor governamental, principalmente a curto prazo, nos de 2001 e 2002, e uma notável reversão destas vulnerabilidades no biênio seguinte.Ao final do período estudado, o país como um todo apresentava sólida resiliência patrimonial, em moeda estrangeira, a choques externos. O anexo é destinado à apresentação dos gráficos citados ao longo do texto, e por fim, são relacionadas as referências bibliográficas utilizadas na elaboração do mesmo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui