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Título: TORNANDO-SE PSICÓLOGO CLÍNICO
Autor: VIRGINIA TELES CARNEIRO
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
Colaborador(es):  MARCUS TULIO CALDAS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9307
Catalogação:  17/11/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
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Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9307@2

Resumo:
O presente estudo versa sobre como estagiários do curso de psicologia vivenciam a experiência de se tornarem psicólogos clínicos, tendo como referência o trânsito entre um modo de saber prático, ancorado na experiência pessoal, e um modo de saber advindo de teorias. A legitimação desta pesquisa está em tornar evidente a necessidade de reformulações na formação do psicólogo clínico, que vão além das sugeridas pelas reformas curriculares. Dito de outro modo, a contribuição está em apontar para a incongruência da formação de um profissional que cuida, mas que, pelo instituído formal e oficial, é descuidado. A pesquisa tem como referência metodológica a fenomenologia existencial, utilizando como recurso a metodologia de relatos orais. Como contexto, optou-se por duas instituições de ensino superior localizadas em João Pessoa - PB, a saber, a Universidade Federal da Paraíba/ UFPB e o Centro Universitário de João Pessoa/ UNIPÊ. Os colocutores foram oito estagiários que já haviam se iniciado na prática psicológica e clínica e que estavam em supervisão. A pesquisa em campo ocorreu em dois momentos: primeiramente; em cada instituição foi realizado um grupo de discussão; posteriormente, foram realizadas entrevistas individuais com os participantes, no intuito de possibilitar a autenticação do que foi revelado no momento do grupo. Os depoimentos colhidos indicam aspectos pertinentes para a compreensão do objetivo proposto, como a cisão da experiência vivenciada através da própria estrutura do curso; o espaço que a supervisão ocupa na formação clínica; a importância da prática no contexto da formação; a necessidade premente de se avaliar a formação do psicólogo.

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