XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TOLERAR É POUCO?: POR UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DO CONCEITO DE TOLERÂNCIA Autor: MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LEANDRO AUGUSTO MARQUES COELHO KONDER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9472
Catalogação: 16/01/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9472@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9472@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9472
Resumo:
Título: TOLERAR É POUCO?: POR UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DO CONCEITO DE TOLERÂNCIA Autor: MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
Nº do Conteudo: 9472
Catalogação: 16/01/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9472@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9472@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9472
Resumo:
A tolerância, às vezes, é considerada uma atitude
antipática de quem não
quer aceitar e muito menos amar o outro, mas apenas
suportar ou permitir, como
um favor de condescendência, que o outro exista. Não é
esta a perspectiva
assumida nesta pesquisa. O conceito de tolerância se
coloca cada vez mais na
pauta de discussão porque a intolerância com a diferença
tem sido uma realidade
recorrente em nossas sociedades. Inegavelmente estamos
caracterizados pela
diferença e, não obstante, parece que não sabemos tratá-
la. A humanidade -
marcada dolorosamente pela escravidão dos negros, pelas
guerras religiosas, pelo
genocídio dos povos ameríndios, pelo holocausto dos
judeus, pela aversão à
homossexualidade e pela submissão das mulheres - busca não
mais permitir as
manifestações de intolerância com o diferente, pois a
intolerância não é apenas
questão de não aceitar as opiniões divergentes; ela é
agressiva e com freqüência
assassina em seu ódio à diversidade alheia. Neste sentido,
a educação tem um
papel fundamental a desempenhar no embate por sociedades
menos intolerantes e
mais abertas às diferenças que dignamente nos constituem
enquanto humanos.
Porém, não se trata de uma educação qualquer. É imperativo
que seja um projeto
educacional capaz de entender e incorporar em sua prática
pedagógica o valor da
tolerância, que precisa ser fundamentado e consolidado.
Minha pesquisa visa
contribuir com esta demanda. Para isso, busquei refazer o
desenvolvimento do
conceito de tolerância, desde a Renascença até os tempos
atuais, destacando o
embate histórico entre intolerância e tolerância. Para
explorar o conceito de
intolerância utilizei o referencial teórico de Hannah
Arendt, em especial o
conceito de banalidade do mal. Para fundamentar o conceito
de tolerância recorri
ao pensamento de Adela Cortina sobre uma ética de mínimos.
Meu trabalho, em última instância, sustenta que tolerar
não é pouco, mas, ao contrário, trata-se de
um valor-atitude basilar, tanto no campo das normas éticas
quanto no campo
educacional. Tolerância é um mínimo moralmente exigível,
aquele pouco que nos
revela o fundamental. E o que é fundamental, na verdade,
não é pouco, é sim o
imprescindível, o valioso, o essencial, aquilo que em
hipótese nenhuma pode
faltar em nossas relações sociais e muito menos na prática
educativa.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CONCLUSÃO | |
ANEXOS E BIBLIOGRAFIA |