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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O ROLE PLAYING GAME E A ESCOLA: MÚLTIPLAS LINGUAGENS E COMPETÊNCIAS EM JOGO UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INSERÇÃO DOS JOGOS DE RPG DENTRO DO CURRÍCULO ESCOLAR Autor: LUIZ EDUARDO RICON DE FREITAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9584
Catalogação: 02/03/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9584@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9584@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9584
Resumo:
Título: O ROLE PLAYING GAME E A ESCOLA: MÚLTIPLAS LINGUAGENS E COMPETÊNCIAS EM JOGO UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INSERÇÃO DOS JOGOS DE RPG DENTRO DO CURRÍCULO ESCOLAR Autor: LUIZ EDUARDO RICON DE FREITAS
Nº do Conteudo: 9584
Catalogação: 02/03/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9584@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9584@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9584
Resumo:
Este trabalho registra e analisa criticamente uma
experiência de inserção dos jogos de RPG (Role Playing Game) como parte integrante
do currículo de uma escola particular da zona sul do Rio de Janeiro, com o
objetivo de se trabalhar a expressividade e a criatividade dos alunos por
meio do uso de múltiplas linguagens e também como meio de se promover o
desenvolvimento de variadas competências dentro de sala de aula. Ao todo,
69 crianças e jovens
dos 9 aos 17 anos, alunos da 5ª série do Ensino
Fundamental ao 2º ano do Ensino
Médio, participaram das oficinas focalizadas nesta
pesquisa. A metodologia
utilizada no trabalho de campo incluiu tanto a observação,
apoiada em cadernos
de campo e fotografias, quanto a análise dos artefatos
produzidos pelos alunos
durante (e para) as sessões de jogo, sob a forma de
descrições dos personagens,
histórias, textos diversos, desenhos, mapas, maquetes etc,
além da participação
na montagem de mostras dos trabalhos, visitadas por pais,
professores, familiares
e demais membros da comunidade escolar. Ao lado do teatro,
da música, da
dança, do vídeo, dos desenhos animados e de outras
linguagens e meios de
expressão artística e cultural, a prática de jogos como o
RPG, que reúnem
ludicidade e criatividade, pode servir como forma de se
aproximar o ambiente da
escola do mundo complexo, múltiplo e multi-midiático no
qual as crianças e os
jovens das grandes cidades se encontram imersos em seu dia-
a-dia.