XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: IS ENGLISH AN ACCESSORY? INTERDISCIPLINARY PREJUDICE IN A PUBLIC SECTOR SCHOOL IN RIO DE JANEIRO Autor: ALEXANDRA SIMOES ANDRADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
INES KAYON DE MILLER - ADVISOR
Nº do Conteudo: 10130
Catalogação: 16/07/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10130@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10130@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10130
Resumo:
Título: IS ENGLISH AN ACCESSORY? INTERDISCIPLINARY PREJUDICE IN A PUBLIC SECTOR SCHOOL IN RIO DE JANEIRO Autor: ALEXANDRA SIMOES ANDRADE
Nº do Conteudo: 10130
Catalogação: 16/07/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10130@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10130@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10130
Resumo:
This research aims to investigate the context of a public
sector school in
the city of Rio de Janeiro, in search of discursive traces
that might point towards
the possible existence of prejudice regarding the
teaching/learning of English as a
foreign language. The notions of dialogism, enunciation,
polyphony, and voice
proposed by Bakhtin ([1977] 2004; [1979] 2003) as well as
the notion of
representation (Bruner, 1996; Celani, 1984; Celani &
Magalhães, 2002; Giroux,
1992) inform the analysis of the emerging conflicting
voices, possibly generators
of interdisciplinary prejudice in the institutional
context. The investigation was
carried out through field notes generated within the
researched school, an
interview with one of the school´s English teachers, and
the analysis of the texts
of the National Curriculum Parameters of the 3rd and 4th
cycles for Foreign
Languages (PCN-LE) as well as those of the Curriculum
Reorientation developed
by the Secretary of Education of the State of Rio de
Janeiro (2005). Considering
the generated data as an imaginary hall of voices, it is
possible to realize how the
enunciation of one voice reflects the enunciation of
another, with the researcher´s
voice intertwining with all the others that echo
simultaneously. The confrontation
of all these voices suggests that prejudice is not only
related to the
teaching/learning of English in the Public Sector, but
also to Foreign Languages in
general. The representations of teachers found in the
Parameters, in the
Reorientation and in the interview with the teacher
reflect the necessity that the
language teacher currently has of constituting him/herself
as a professional who is
responsible for his/her continuing academic development.
The lack of
involvement in such processes might result in prejudiced
attitudes regarding the
teaching/learning of English as a foreign language in the
universe of the public
sector school and in those who, directly or indirectly,
are a part of it.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |