XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: COMPETITIVE INTELLIGENCE IN BRAZILIAN ORGANIZATIONS: A CASE STUDY IN THE OIL INDUSTRY Autor: NIVEA MARIA PEREIRA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 10195
Catalogação: 27/07/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10195@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10195@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10195
Resumo:
Título: COMPETITIVE INTELLIGENCE IN BRAZILIAN ORGANIZATIONS: A CASE STUDY IN THE OIL INDUSTRY Autor: NIVEA MARIA PEREIRA DA SILVA
Nº do Conteudo: 10195
Catalogação: 27/07/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10195@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10195@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10195
Resumo:
The new economic order established to enterprises a new
level of
competitiveness that obliges them to monitor
systematically their competitive
system in order to improve their decision making and
planning processes, to
minimize risks, uncertainties, threats and to get
opportunities. A new such a way
to do this is using the Competitive Intelligence process.
Competitive Intelligence
is said to be a tool of actions and resources that enables
executives to understand,
in a short period of time, how fast competitive
environment changes. By using this
tool, executives are safe to make better decisions and
establish the most adequate
strategy. It is a new and increasing subject, both for
enterprises and Academy. In
many aspects, its theorical base line is not well
developed yet. In order to improve
the understanding about how and why an enterprise
establishes Competitive
Intelligence Units, a case study was conducted in an oil
and gas company.
Executives in charge of these units were interviewed to
explain some of the
Competitive Intelligence challenges such as: reasons for
Competitive Intelligence;
structural position, focus and interface with other
processes; Intelligence products;
human resources support. There are Intelligence Units
established in all of the
company business units. Almost all are positioned at the
higher level of decision
structure with focus on long term questions. However,
practice shows these units
are more focused on short term and are not totally
integrated to other processes
because of culture and changes in structure and
leadership, which influences
intelligence unit survival differently.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
BIBLIOGRAPHY |