XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: AVALIAÇÃO DE EMPRESAS DE INTERNET Autor: RODOLFO TAVARES FILHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOSE HENRIQUE TINOCO DE ARAUJO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11034
Catalogação: 13/12/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11034@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11034
Resumo:
Título: AVALIAÇÃO DE EMPRESAS DE INTERNET Autor: RODOLFO TAVARES FILHO
Nº do Conteudo: 11034
Catalogação: 13/12/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11034@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11034
Resumo:
A forte especulação que há no mercado acionário acerca das
ações de Internet,
produzindo altas de uma maneira nunca vista antes,
juntamente com as gigantescas
cifras que envolviam operações de fusões e aquisições de
empresas neste setor, quando
verificadas em confronto com os fundamentos das empresas
pareciam desafiar a lógica. Muitos não entendiam como
empresas deficitárias poderiam ser avaliadas pelo
mercado por valores tão altos. Assim, uma vez entendido que
essas empresas diferem bastante dos padrões empresariais
mais arrojados existentes, sendo revestidas de uma série de
peculiaridades, passa-se a um novo obstáculo: como avaliar
de forma correta e capturar integralmente o valor de uma
empresa de Internet? Não eram poucos os que pensavam, e que
até hoje pensam, que a avaliação de uma empresa de Internet
é uma pura valoração subjetiva. De fato a aplicação de
determinados métodos de avaliação simplesmente é um
equívoco em se tratando de empresas de Internet. O que
pudemos constatar é que nenhum método é perfeito, todos têm
falhas e novas aparecem quando aplicados a empresas de
Internet. Uma forma bem direta para se elaborar uma análise
mais precisa e menos sujeita
a erros é, primeiramente sempre buscar aplicar mais de um
método de avaliação. Contudo, vimos que o método do fluxo
de caixa descontado, por permitir uma análise com mínimas
interferências circunstanciais e bastante técnica,
apresentava sérias dificuldades para aplicação, o que
alimentava a idéia de que a avaliação de uma empresa de
Internet era estritamente arbitrária. Com isso temos uma
importante adaptação ao método do fluxo de caixa
descontado, que tem um alto grau de matematização: deve-se
focar mais em dados que mesmo não tendo função para a
análise matemática do valor da empresa poderão nos fornecer
sinais de que marcas são fortes e, assim de quais serão os
vencedores.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |