XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: BETWEEN THE HOPENESS AND THE LIMIT: A STUDY ABOUT INCLUSION OF STUDENTS WITH AUTISM IN REGULAR CLASSES Autor: DAYSE CARLA GENERO SERRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JUNIA DE VILHENA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 13415
Catalogação: 04/05/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13415@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13415@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13415
Resumo:
Título: BETWEEN THE HOPENESS AND THE LIMIT: A STUDY ABOUT INCLUSION OF STUDENTS WITH AUTISM IN REGULAR CLASSES Autor: DAYSE CARLA GENERO SERRA
Nº do Conteudo: 13415
Catalogação: 04/05/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13415@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13415@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13415
Resumo:
The present work aims at analyzing the process of inclusion of autistic children in
two public schools of two municipal districts of Rio de Janeiro lowlands. For this
purpose, a bibliographical literature reviewing on autism, educational inclusion and social
exclusion was carried out, including field research, where interviews were done with
teachers and school directors who work directly with the autistic children, their relatives
and classroom colleagues. In spite of the inclusive discourses which permeate the school
community and the main documents and legislation, which justifies the pedagogic
practices, the educational inclusion of autistic children is still weak and inefficient. The
intolerance, distancing and exclusion are present in the majority of the interpersonal
relations with autistic individuals and their relatives. It is necessary to reformulate the
educational and health public policies so that the inclusion, with the meaning of
socialization, learning and development, happen to the great majority of the of schools,
and that the students with special educational needs, in particular the autistic ones, have
not only the guarantied right of access but also the right of staying at school. The
inclusion by force of law does not offer guaranties that the pedagogic practices are in fact
inclusive, and one of the central points is the reformulation of the teachers learning for
the work with diversity. The relationship between education and health are necessary as
the early diagnosis of autism guaranties that the pedagogical interventions offer more
favorable results. It is also necessary that the relatives can count on therapeutic care to
guarantee a better mental health to properly take care of their children and overcome
conflicts and pains related to the autism. Inclusion without the proper teachers training,
the support of the colleagues and the participation of the relatives can represent,
paradoxically, the worst of the exclusions.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES |