XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A STUDY ABOUT THE PEDAGOGIC COORDINATOR: THEIR IDENTITY, WORK AND IN SERVICE EDUCATION IN DAILY SCHOOL LIFE Autor: JANE CORDEIRO DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 14328
Catalogação: 06/10/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14328@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14328@2
Resumo:
Título: A STUDY ABOUT THE PEDAGOGIC COORDINATOR: THEIR IDENTITY, WORK AND IN SERVICE EDUCATION IN DAILY SCHOOL LIFE Autor: JANE CORDEIRO DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 14328
Catalogação: 06/10/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14328@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14328@2
Resumo:
This study has as its object the pedagogic coordinator in public municipal
schools in Rio de Janeiro. The research aims to investigate the identity of the
pedagogical coordinator as a professional, his role in school, the in service
education planned by the Secretaria Municipal de Educação (SME), and based on
he organizes the in service education at study centers in schools for teachers.
The theoretical framework was based on Lourenço (1974), Lück (2006), Candau
(2003), Tardif and Lessard (2007) among others. This is a qualitative study that
has as basic instrument of data collection semi structured interviews with 12
pedagogic coordinators working in Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Cidade de Deus
and neighborhoods. Data reveals the coordinator as mediator between
principals, teachers and parents. He is also the articulating element between
school practice and the political orientations of the SME. They also affirmed that
they have relative autonomy in their work because principals have the final
decision in all school problems. The exchange of experiences between
coordinators reveals the most important aspect of in service education provided by
the SME, especially in the educational course for coordinators. The study
centers organized by the coordinators revealed themselves as privileged spaces
for in-service education of teachers in schools but still need improvement. The
interviewers pointed out the resistance of teachers to devote time to reading and
lack of interest as factors that hinder the achievement of further study.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
CHAPTER 7 | |
CHAPTER 8 | |
CHAPTER 9 | |
REFERENCES AND ANNEX |