XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE FORMS OF INFAMY: POLITICS AND AESTHETICS IN THE WORK OF JORGE LUIS BORGES (1921-1955) Autor: GUSTAVO NAVES FRANCO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 14753
Catalogação: 22/12/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14753@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14753@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14753
Resumo:
Título: THE FORMS OF INFAMY: POLITICS AND AESTHETICS IN THE WORK OF JORGE LUIS BORGES (1921-1955) Autor: GUSTAVO NAVES FRANCO
Nº do Conteudo: 14753
Catalogação: 22/12/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14753@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14753@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14753
Resumo:
The work is presented as a contribution to the critical bibliography on Jorge
Luis Borges, focusing political aspects of the author´s intellectual formation, and
attributing to them a specific relevance on his literary production. At first, it
consists on an exam of Borges’ poems and essays published on the 1920’s, in
their associations to a romantic project for the rebirth of a local and authentic race,
which had its climax with the re-election of Hipólito Yrigoyen to the presidency
of Argentina in 1928. However, the failure of this experience and the process of
degradation of the international politic conjuncture, during the next decade, bring
a decisive inflexion in Borges’ attitude. From then on, he would profess
identification to a conjugation of practices and values corresponding to the
ninetieth century and to the British legacy, received by him trough the reading of
various authors, G. K. Chesterton in special. Simultaneously, with the aggravation
of the European crisis, his works tend to the critic and satire of utopian projects of
social organization, in their French and Germanic origins, both dependent on
aesthetic paradigms (the first articulating principles of the art pour l’art and the
pacifist cause, the second converting expressionist habits in a program for the
rebirth of Arian race). The delimitation of these three frames justifies an
interpretation of the short stories written in the first half of the 1940’s, with
emphasis to their parodistic strains, but also their recognition of the decline of
moral, aesthetic ad political English patterns. At last, the dialog between Borges
and the North-American writers is stressed, so long as he found in them the
representation of a new image of the world, consolidated from 1945 on, and
where he discovered the possibility of a contemporary poetics, exemplified in the
mystical experience described in El Aleph.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES |