XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: LÚCIO CARDOSO E A EXPERIÊNCIA-LIMITE COM O CORPO E A ESCRITA Autor: BEATRIZ DOS SANTOS DAMASCENO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARILIA ROTHIER CARDOSO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16472
Catalogação: 14/10/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16472@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16472@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16472
Resumo:
Título: LÚCIO CARDOSO E A EXPERIÊNCIA-LIMITE COM O CORPO E A ESCRITA Autor: BEATRIZ DOS SANTOS DAMASCENO
Nº do Conteudo: 16472
Catalogação: 14/10/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16472@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16472@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16472
Resumo:
Esta tese analisa a relação estreita entre corpo e escrita na trajetória artística de Lúcio Cardoso. Tal abordagem tem como foco principal o período entre 1962 e 1968, em que o escritor viveu com a sequela de um AVC, que paralisou todo o lado direito de seu corpo, atingindo substancialmente a fala e a escrita. Lúcio Cardoso tinha presença marcante pelo temperamento impulsivo e era dono de uma curiosidade intensa, chegando a incursionar por outras áreas culturais, como o teatro, o cinema e a pintura. Sua escrita refletia inquietude e desejo de sondar os mistérios da vida e da morte; por isso, provavelmente, dedicou-se de forma peculiar ao registro de diários. Já doente, verifica-se, através da observação de suas telas e sua escrita em detritos, a presença de energia capaz de burlar padrões e convenções estruturais da linguagem, fazendo romper uma nova escrita-corpo. Os exercícios de foniatria, as anotações esparsas e as composições plásticas trazem inscrita uma potente marca expressiva, salvaguarda de sua história em processo.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |