XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE PLASTICITY OF ST. ANTHONY: DEVOTION, IMAGES AND BAROQUE CULTURE IN COLONIAL RIO DE JANEIRO Autor: CESAR AUGUSTO TOVAR SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 17071
Catalogação: 14/03/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17071@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17071@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17071
Resumo:
Título: THE PLASTICITY OF ST. ANTHONY: DEVOTION, IMAGES AND BAROQUE CULTURE IN COLONIAL RIO DE JANEIRO Autor: CESAR AUGUSTO TOVAR SILVA
Nº do Conteudo: 17071
Catalogação: 14/03/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17071@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17071@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17071
Resumo:
In Portuguese America, devotion to Saint Anthony was noticeably flexible,
for the saint was accredited with several different functions, from retrieving lost
objects to leading military troops. Since he was regarded as an example of a good
Christian citizen, his veneration was encouraged both by the Portuguese State and
the Counter-Reformation Church. In Rio de Janeiro, since the early 17th century,
devotion to this saint has been linked to the Franciscan monastery built under his
petition. During the French invasion to the city in 1710, St. Anthony was
upgraded to the rank of army captain and, by royal decree, started to receive
wages with the purpose of fostering his worshipping practices through carrying
out a regular party in his name, as well as the upkeeping of his chapel. Between
the years 1716 and 1719, a series of panel paintings were made in this chapel,
artwork which has not been thoroughly researched by historians and which shall
be used in this study as visual reference for the understanding of such devotion as
a dynamic cultural phenomenon, therefore not subject to any control once
intended.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LIST OF FIGURES | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES |