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Título: O IMPACTO DO PROGRAMA TAM FIDELIDADE NA ESCOLHA DO CONSUMIDOR POR UMA COMPANHIA AÉREA
Autor: LUCIANA LEITAO DE ALMEIDA BORDALLO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DANIEL KAMLOT - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 19967
Catalogação:  26/07/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19967@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19967@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19967

Resumo:
O mercado aéreo no Brasil vem crescendo constantemente. Isso se dá, entre outros fatores, devido ao aumento do poder aquisitivo da população brasileira, à estabilidade econômica nacional, e também aos grandes eventos que acontecerão no país nos próximos anos. Junto com esse crescimento, aumentou também o número de companhias aéreas concorrentes que. Ao mesmo tempo, os consumidores diante de mais opções, tornam-se mais exigentes e menos fiéis a uma marca ou produto. Sendo assim, as empresas estão migrando de um modelo de relacionamento transacional para o relacional, a fim de desenvolver um relacionamento no longo prazo, fidelizando seus clientes. Hoje no Brasil, a TAM tem o maior e mais antigo programa de fidelidade de companhias aéreas, com objetivo de recompensar seus passageiros frequentes, o TAM Fidelidade. Esse estudo tem como objetivo analisar a efetividade desse programa em relação à escolha do consumidor pela companhia aérea. Para isso, foram coletados questionários respondidos por consumidores que participam do programa TAM Fidelidade. Dentre as conclusões mais relevantes obtidas por meio desse estudo, podemos destacar o fato de que os clientes participantes do programa, em quase todos os aspectos, privilegiam a companhia aérea TAM, apesar de serem ainda bastante sensíveis ao preço.O mercado aéreo no Brasil vem crescendo constantemente. Isso se dá, entre outros fatores, devido ao aumento do poder aquisitivo da população brasileira, à estabilidade econômica nacional, e também aos grandes eventos que acontecerão no país nos próximos anos. Junto com esse crescimento, aumentou também o número de companhias aéreas concorrentes que. Ao mesmo tempo, os consumidores diante de mais opções, tornam-se mais exigentes e menos fiéis a uma marca ou produto. Sendo assim, as empresas estão migrando de um modelo de relacionamento transacional para o relacional, a fim de desenvolver um relacionamento no longo prazo, fidelizando seus clientes. Hoje no Brasil, a TAM tem o maior e mais antigo programa de fidelidade de companhias aéreas, com objetivo de recompensar seus passageiros frequentes, o TAM Fidelidade. Esse estudo tem como objetivo analisar a efetividade desse programa em relação à escolha do consumidor pela companhia aérea. Para isso, foram coletados questionários respondidos por consumidores que participam do programa TAM Fidelidade. Dentre as conclusões mais relevantes obtidas por meio desse estudo, podemos destacar o fato de que os clientes participantes do programa, em quase todos os aspectos, privilegiam a companhia aérea TAM, apesar de serem ainda bastante sensíveis ao preço.

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