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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CONCEPÇÕES TEÓRICAS DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA Autor: SABATHA CATOIA DIAS
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 20886
Catalogação: 13/12/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20886@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.20886
Resumo:
Título: CONCEPÇÕES TEÓRICAS DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA Autor: SABATHA CATOIA DIAS
Nº do Conteudo: 20886
Catalogação: 13/12/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20886@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.20886
Resumo:
Este estudo tem como tema leitura, entendida como coconstrução de sentidos. O objetivo é descrever analiticamente concepções docentes sobre as práticas de leitura nas aulas de Língua Portuguesa, fazendo-o com foco no domínio teórico-epistemológico. Assim, pretende-se responder à seguinte questão: Em se tratando de como professores de Português dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas estaduais de Florianópolis/SC informam trabalhar com leitura – com foco em sua ancoragem teórica -, é possível depreender fundamentos do ideário histórico-cultural? Para responder à questão, analisam-se respostas obtidas por meio de entrevistas. O aporte teórico constitui-se de estudos de gêneros discursivos de Bakhtin (2010 [1952/53]) e de teorias de letramento, com base no pensamento de Street (1984, 1988, 2003), entre outros. A análise dos dados depreende concepções docentes ainda difusas emergindo como ecos do ideário histórico-cultural. Assim, a contribuição deste estudo reside no desvelamento da necessidade de ressignificações acadêmicas nas formações docentes, considerando o compromisso da universidade com a excelência da ação pedagógica na escola pública.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |