$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A INFÂNCIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Autor: PATRICIA RIBEIRO VARGES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ESTHER MARIA DE MAGALHAES ARANTES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21921
Catalogação:  23/08/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21921@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21921

Resumo:
Esta Monografia parte da compreensão da infância como uma construção social. Desta forma e de acordo com os autores estudados, a infância foi sendo criada e transformada no contexto histórico-social, constituindo-se inicialmente a partir de uma condição de não lugar, caracterizada por sua imaturidade. Na medida em que houve um processo de racionalização e de moralização da sociedade, a infância foi adquirindo importância, até chegarmos à concepção que temos hoje. Em relação à contemporaneidade, serão abordadas as modificações que contribuíram para a atual situação da infância nas sociedades ocidentais capitalistas, marcada pelo consumismo, pela disseminação da informação através da expansão das mídias, pelas novas tecnologias que marcam os brinquedos atuais, pelas modificações na atividade do brincar. Portanto, segundo alguns autores, estas mudanças teriam levado a um processo que resultaria na morte da infância ou em sua padronização. Por outro lado, em virtude de uma ambiguidade na imagem social da criança, compreendida ora como em perigo, ora como perigosa, constata-se um pânico em relação à infância, buscando-se aumentar as formas de controle, levando a processos que os autores denominam como medicalização e de judicialização da infância. Estas novas condições da realidade nos fazem questionar o lugar da infância na contemporaneidade. Se antes era possível definir quais eram as suas necessidades e demandas, esta tarefa está cada vez mais difícil. Hoje, ao mesmo tempo em que as crianças ainda são vistas sob uma ótica de proteção, devemos pensá-las também segundo sua heterogeneidade, como sujeitos de direitos, capazes de realizar questionamentos e ressignificações.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui