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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AQUI DENTRO É RESPEITO!: O ASSOCIATIVISMO RECREATIVO E A QUESTÃO DA MORALIDADE ENTRE OS TRABALHADORES DO RIO DE JANEIRO DA PRIMEIRA REPÚBLICA Autor: JULIANA DA CONCEIÇÃO PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LEONARDO AFFONSO DE MIRANDA PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25722
Catalogação: 03/02/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25722@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25722
Resumo:
Título: AQUI DENTRO É RESPEITO!: O ASSOCIATIVISMO RECREATIVO E A QUESTÃO DA MORALIDADE ENTRE OS TRABALHADORES DO RIO DE JANEIRO DA PRIMEIRA REPÚBLICA Autor: JULIANA DA CONCEIÇÃO PEREIRA
Nº do Conteudo: 25722
Catalogação: 03/02/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25722@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25722
Resumo:
Em 1938 Luiz Edmundo publicava um livro de memórias intitulado O Rio de Janeiro do meu tempo. Em uma das crônicas ali presentes, chamada Carnaval de Morro, o autor tratava do associativismo dançante dos trabalhadores – um fenômeno que tomou o Rio de Janeiro entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, e que teve como resultado o surgimento de dezenas de pequenos clubes destinados à dança por toda a cidade. Centralizando sua análise nos códigos morais que esses clubes afirmavam para si. Luiz Edmundo com um olhar crítico carregado se preconceitos, descreve com ironia as regras de comportamento e os códigos de conduta que, segundo ele, havia presenciado em um dos bailes oferecidos por uma dessas agremiações – sem ver neles qualquer indício de moralidade que se aproximasse dos padrões morais burgueses. Para além da incompreensão do cronista, no entanto, os estatutos sociais que regiam o funcionamento dessas agremiações mostravam que a moralidade aparecia nelas como um critério básico de afirmação de uma identidade.É a partir da análise e interpretação desses diferentes códigos morais colocados em choque que se constitui esse trabalho, em uma tentativa de tentar compreender de que forma essas discussões contribuíram para a construção de um padrão moral que seria colocada em prática no Estado Novo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |