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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DAS TEORIAS À EXPERIÊNCIA: ALTERAÇÃONAS VOZES DO FEMININO EM POETISAS CONTEMPORÂNEAS Autor: MOIZA FERNANDES ALMEIDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 30134
Catalogação: 29/05/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30134@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30134@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30134
Resumo:
Título: DAS TEORIAS À EXPERIÊNCIA: ALTERAÇÃONAS VOZES DO FEMININO EM POETISAS CONTEMPORÂNEAS Autor: MOIZA FERNANDES ALMEIDA
Nº do Conteudo: 30134
Catalogação: 29/05/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30134@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30134@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30134
Resumo:
Esta tese tem como objetivo investigar as marcas da inscrição do gênero
feminino através de poemas escritos por mulheres entre os anos de 1980 a 2012
no contexto contemporâneo do mundo ocidental de matriz judaico-cristão,
embasada nas teorias da Ciência da Literatura Empírica, do Construtivismo
Radical e dos Estudos da Neurociência. Investiga o retrato da musa na poesia em
uma viagem pelo tempo e a este contrapõe o tom maduro das vozes líricas de
poetisas como as brasileiras Darcy França Denófrio (Jataí – Goiás); Lília Pereira
da Silva (Itapira - São Paulo); Raquel Naveira (Campo Grande - Mato Grosso do
Sul); Valéria Villela (Rio de Janeiro - RJ); e das portuguesas: Ana Luísa Amaral
(Porto), Inês Lourenço (Porto) e Maria Teresa Horta (Lisboa). Denuncia a
invisibilidade da mulher escritora no sistema literatura responsável pelas escolhas
dos escritores que se destacam em antologias e importantes prêmios como
Jabuti no Brasil e Camões em Portugal. Deixa claro o fato de que, ainda que
livros de escritoras não circulem nos meios literários, eles existem e justificam
participar do cânone dito oficial que até então lhes reserva uma parcela muito
inferior a dos homens escritores. Em seu corpus traz conceitos como o de
observadores de segunda ordem e o sujeito linguajante de Maturana e Varela;
as relações entre a gestão da vida e os processos homeostáticos responsáveis pela
sobrevivência da mente consciente, presentes na Neurociência com Damásio e
seus estudos sobre as questões do self, do surgimento do eu autobibliográfico
responsável por conferir ao cérebro um eu espiritual que dá ao humano sua
sensação de identidade e nos levam a compreender a inscrição social de gênero
que se enraíza desde a infância em todos os sujeitos sociais e deixa profundas
marcas como as verificadas ao longo da investigação da voz lírica nos poemas e
seus temas recorrentes como: confissão, matrimônio, cultura, repressão,
sexualidade repletos do sentimento de opressão do sujeito mulher por trás do eu lírico. Nesta investigação apresentamos também, conceitos trabalhados a partir de
estudos de pesquisadores como: Ernest von Glasersfeld, Michel Foucault, Norbert
Elias, Siegfried Schmidt, Stuart Hall, Wilhelm Reich, para citar os mais
relevantes.
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