$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada





Título: ATA DA 488ª REUNIÃO DO CONSELHO DEPARTAMENTAL DO CENTRO DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Autor: CONSELHO DEPARTAMENTAL DO CENTRO DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 32141
Catalogação:  24/11/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ATA
Natureza:  ADMINISTRATIVO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32141@1

Resumo:
1) Aprovação da ata 487. A referida ata foi aprovada por unanimidade 2) Indicação de um membro titular e um suplente para a representação do CTCH junto à CCCD. As professoras com mandatos vencidos são Maria Apparecida C. Mamede Neves (Titular) e Heidrun K.Olinto (Suplente), ambas com mandatos de recondução. Para as vagas foram indicadas - Titular: Margarida de Paula Basílio; Karl Erik Schollhammer (LET) - Suplente: Luiz Antonio Luzio Coelho; Vera Nogima (ART). Os Profs.Julio Diniz e Claudia Mont Alvão ficaram incumbidos de verificar a aceitação das indicações dos representantes dos respectivos Departamentos (uma vaga para cada). 3) Indicação de dois membros titulares e um suplente para a CSCD. Os professores com mandatos vencidos são Junia de Vilhena - Titular (recondução); Ana Waleska P.C. Mendonça (Titular — mandato tampão para suprir a vaga de Tânia Dauster); Carlos Alberto G.dos Santos (Suplente — mandato tampão para suprir a vaga de Paulo Cezar Duque Estrada). Os Profs. Ana Waleska e Carlos Alberto foram reconduzidos. Para substituir a Profa. Junia de Vilhena foi indicada a Profa. Solange Jobim. A Profa. Maria Elizabeth foi incumbida de verificar a aceitação da indicação. 4) Reformulação do Curso de Graduação de Psicologia. A Diretora do Depto. relatou a proposta (cfr.material arquivado no livro dos anexos do CD), explicando que a mesma foi elaborada a partir de decisões tomadas no âmbito do Seminário Interno de 30/11/2007 e aprovada na reunião de Comissão Geral de 07/12/2007. Explicou também que a proposta de revisão foi elaborada com o intuito de atender às recomendações das Diretrizes Curriculares do MEC e às necessidades acadêmicas dos alunos. A proposta foi comentada e aprovada por unanimidade. 5) Reformulação do Curso de Especialização em Mídia, Tecnologia da Informação e Novas Práticas Educacionais (EDU). A proposta (cfr.material arquivado no livro dos anexos do CD) foi relatada pela Profa. Ana Waleska que informou que desde a conclusão da primeira turma, em 2005, foi percebida a necessidade de adequação de nomenclaturas e ementas ao desenvolvimento, sempre rápido, das tecnologias de informação e de comunicação. Atualmente, com a segunda turma que está em fase de conclusão de monografias também foram feitas críticas a títulos e ementas das disciplinas práticas. Foi, também, diagnosticada a necessidade de fazer ajustes na carga horária e no conteúdo de disciplinas para melhorar o funcionamento do curso e a qualidade do conteúdo ministrado. A proposta foi debatida e sugerida a mudança do nome da disciplina Pesquisa e produção de Monografia para Seminário de Pesquisa. Com essa alteração a proposta foi aprovada por unanimidade. 6)Processos de reconhecimento de diplomas de PG/TEO (IE-VE 01/99). Os processos constantes da lista previamente enviada aos Srs. Conselheiros com os nomes, estabelecimentos de origem, relatores e pareceres emitidos foram considerados homologados, após relatados pelo Prof. Paulo Cezar Costa. Os processos homologados foram os seguintes: a) Processos de Reconhecimento de diplomas de mestrado deferidos: Mercevânia Procópio de Sousa; Valentin Zanatta; Tony Santos da Silva; Alberto Carneiro da Silva; Elza Helena de Abreu. 7) Início do processo de indicação do Decano para o biênio 2008-2010. A Profa. Maria Clara informou que o seu mandato de Decana expira no mês de maio. Solicitou ao Prof. Paulo Fernando, por sua experiência como antigo Vice-Reitor Acadêmico, que detalhasse como deveria ocorrer o processo de sucessão. O Prof. Paulo Fernando informou como ocorreu o processo da gestão anterior, sugerindo a mesma sistemática: abertura do processo através de ofício do Decanato dirigido aos Diretores e Professores do Centro com o prazo de um mês para apresentação de candidaturas. Após esse prazo o Conselho Departamental voltará a reunir-se para análise das mesmas e deliberação sobre a forma de continuidade do processo. Na ocasião a Profa.Maria Clara declarou-se candidata à recondução e em seguida foram lidos os critérios fixados em 1986 pelo Conselho Departamental e utilizados desde então. Houve consenso na atualização dos mesmos às normas atuais em vigor. Ficaram então assim fixados: I) pertencer à categoria de Prof. Associado ou Titular; II) possuir o título de doutor, ter uma produção acadêmica reconhecida e ser engajado no programa de pós-graduação; III) possuir uma carga horária de 40hs.semanais ou disponibilidade para tal; IV) ser vinculado ao Centro há pelo menos 5 anos sem interrupções significativas; V) ser identificado com a Instituição; VI) ser engajado no processo de desenvolvimento da área de Ciências Humanas; VII) ter trânsito na comunidade científica e órgãos governamentais. 8) Licença sem vencimentos de Prof do Quadro Principal (ART). A Profa. Claudia relatou o processo, (cfr. Material arquivado no livro dos anexos do CD) informando tratar-se da renovação da licença sem vencimentos da Profa. Rita Couto, para dar continuidade aos trabalhos vinculados ao seu estágio de pós-doutorado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), com previsão de término até o final de 2008. A renovação da licença foi aprovada pela Comissão de Carreira Docente do Departamento em 21/01/08 e pela Comissão Setorial de Carreira Docente do CTCH em 10/03/08. O Conselho aprovou a renovação da licença por unanimidade. 9) Licença Sabática (EDU). A Profa. Ana Waleska relatou o processo, (cfr. Material arquivado no livro dos anexos do CD) informando tratar-se do pedido de licença sabática da Profa. Rosaly Hermengarda Lima Brandão (Zaia Brandão). A Profa. Ana Waleska fez rápido histórico da vasta carreira acadêmica da Profa. enfatizando os pareceres circunstanciados das Comissões de Carreira Docente do Departamento ( de 7/12/07) e Setorial (de 10/03/08) que foram altamente favoráveis. O Conselho aprovou por unanimidade a concessão da licença sabática com a duração de um ano. 10) Alteração do corpo docente do curso de Especialização em Análise e Avaliação Ambiental (NIMA). O Prof. Paulo Fernando informou que recebera a proposta de inclusão de 4 professores no curso de Especialização. Visto não se tratar de curso vinculado ao CTCH apesar de considerar os currículos dos professores compatíveis, ficou de verificar a correção do encaminhamento. O Conselho aprovou o procedimento do Sr.Vice-Decano. 11) PUC por um dia. O assunto foi retirado da agenda. 12) Comunicações. A Profa. Maria Clara forneceu informações sobre o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Instituto de Altos Estudos em Humanidades, aprovado pelo CEP em 2006. Informou que na reunião de Reitoria em que o assunto foi tratado, foi demonstrado entusiasmo à criação do Instituto e sugerida a ampliação de seu Conselho Consultivo com dois representantes dos outros Centros. A sra. Decana solicitou contribuições dos Departamentos na apresentação de temáticas para Seminários Avançados, Cursos transdisciplinares e eventos. Os Srs.diretores demonstraram grande interesse e fizeram alguns comentários sobre próximos temas pertinentes. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão, da qual, para constar, foi lavrada a presente ata que vai assinada pela Decana do Centro.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui