XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: OTIMIZAÇÃO DA REDE MULTIMODAL DE UMA EMPRESA DE TRANSPORTE VIA CABOTAGEM Autor: BRUNO PULCHERIO GUIMARAES
FELIPE DOCA BELCHIOR OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 34914
Catalogação: 27/08/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34914@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34914
Resumo:
Título: OTIMIZAÇÃO DA REDE MULTIMODAL DE UMA EMPRESA DE TRANSPORTE VIA CABOTAGEM Autor: BRUNO PULCHERIO GUIMARAES
Nº do Conteudo: 34914
Catalogação: 27/08/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34914@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34914
Resumo:
A partir do estudo das operações de uma empresa nacional de logística multimodal foi desenvolvido presente trabalho, que se baseia no desenvolvimento de um modelo matemático de otimização de custos operacionais, diretos e indiretos, limitando-se às capacidades operacionais de cada modal disponível na malha brasileira. A solução do modelo foi obtida com o auxílio da ferramenta AIMMS, um software de modelagem matemática e otimização. Foi introduzido um estudo sobre a logística nos temas de transporte de cargas, com foco em redes multimodais, principalmente na utilização da cabotagem. Por se tratar de uma empresa que opera na América do Sul e se baseando num serviço oferecido no Brasil, o qual abrange desde o norte do país até o sul, foi abordada também a atual situação da logística brasileira. Realizou-se uma revisão da literatura. Foram levantados dados reais sobre a capacidade das redes em cada modal, os custos operacionais e a participação que cada modal tem nos transportes de cargas e mercadorias no Brasil. O modelo matemático desenvolvido foi parametrizado com os custos e dados reais da operação da empresa em questão. Os resultados demonstram que foi possível reduzir aproximadamente 19 por cento dos custos praticados pela empresa. Buscando outros trabalhos em temas similares aos desenvolvidos neste e identificou-se que os artigos nacionais estudados não apresentavam dados de custos práticos da realidade brasileira, portanto consideramos que este trabalho busca contribuir de maneira prática no estudo da logística nacional.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |