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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E INOVAÇÃO NA UFMS Autor: DAIANI DAMM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MAGDA PISCHETOLA - ORIENTADOR
JACIRA HELENA DO VALLE PEREIRA ASSIS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35475
Catalogação: 31/10/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35475@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35475@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35475
Resumo:
Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E INOVAÇÃO NA UFMS Autor: DAIANI DAMM
JACIRA HELENA DO VALLE PEREIRA ASSIS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35475
Catalogação: 31/10/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35475@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35475@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35475
Resumo:
O presente estudo teve como foco as práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O objetivo geral da pesquisa foi identificar e analisar as características das práticas pedagógicas com o uso de tecnologias digitais, sob o ponto de vista dos projetos institucionais e das percepções dos professores e alunos desses cursos, com vistas a identificar o nível de capital tecnológico dos professores e a relação desse capital com as práticas pedagógicas consideradas inovadoras dentro do contexto institucional. O caminho metodológico da pesquisa se iniciou com a revisão de bibliografia, passando pela análise de projetos de curso, aplicação de questionário para os coordenadores, questionário para professores e alunos, finalizando nas entrevistas com professores e alunos. Privilegiamos, nesse estudo, a integração de diferentes procedimentos analíticos
com o objetivo de obter um conhecimento descritivo, relacional e compreensivo. A pesquisa indica que, embora existam, na maioria dos projetos pedagógicos, disciplinas que abordem o uso das tecnologias digitais e que os professores usem vários recursos digitais em suas práticas pedagógicas, o nível de incorporação ainda não permite que esse uso ultrapasse o instrumental. As poucas experiências inovadoras encontradas demonstram que o capital tecnológico dos professores é um fator preponderante para as mudanças nas práticas pedagógicas, mas essas experiências isoladas ainda não têm um potencial de difusão e adesão do grupo, pois não há na Instituição um clima favorável à inovação, talvez por não existir
um projeto institucional de fomento ao uso de tecnologias digitais na prática pedagógica ou uma política institucional de formação de professores, que estabeleça metas para a melhoria na formação dos professores.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |