$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: SELF-EFFICACY: THE GUIDING THREAD BETWEEN PEDAGOGICAL PRACTICES AND DIGITAL TECHNOLOGIES
Autor: ELIS RENATA DE BRITTO SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MAGDA PISCHETOLA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 43825
Catalogação:  19/08/2019 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=43825@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=43825@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.43825

Resumo:
Digital technologies are promoting various transformations in society, but in education these tools did not re-signify pedagogical practices. This study understands digital technologies as cultural artifacts immersed in our habits, customs and beliefs. The research aims to understand the perspective of teachers on digital technologies from a dip in their pedagogical beliefs, in particular the belief of teacher computational self-efficacy. The quantitative and qualitative study was developed in two parts: interviews of 64 teachers in 8 public elementary schools of the Municipality of Rio de Janeiro, between 2014-2016. And in 2018 two focus groups took place in two schools selected to continue the study because teachers presented perceptions of the near-technology of cultural artifact. The results of the interviews showed that most of the teachers (63) use the technologies in the personal scope, but when we verified the school environment this group decreased to 47. And only 17 of these managed to modify their pedagogical practices using the TIC. Direct experience was the most relevant source of self-efficacy information. In the analysis of focus groups, again direct experience stands out, along with social persuasion and concern with the student (contextual variable). At the end of the study it is noticed that the teacher s computational self-efficacy does not represent a continuous trust, on the contrary it is influenced by other factors and therefore is in constant transformation. For future research, the deepening of the knowledge about the beliefs of self-efficacy with a focus on the TIC is essential, mainly, its relation with other unknowns.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui