$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DE POPULAÇÕES DE ESPÉCIE ÚNICA
Autor: VIVIAN DE ARAUJO DORNELAS NUNES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CELIA BEATRIZ ANTENEODO DE PORTO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 50976
Catalogação:  22/12/2020 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50976@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50976@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50976

Resumo:
É comum observar na natureza a emergência de comportamentos coletivos em populações biológicas, como formação de padrão. Neste trabalho, estamos interessados em caracterizar a distribuição de uma população de espécie única (como alguns tipos de bactérias ou de vegetação), a partir de modelos matemáticos que descrevem a evolução espaço-temporal, governados por processos elementares como: dispersão, crescimento e competição não-local por recursos. Primeiramente, utilizando uma generalização da equação de FKPP, analisamos numérica e analiticamente, o impacto de mecanismos de regulação dependentes da densidade, tanto na difusão quanto no crescimento. Tais mecanismos representam processos internos de retroalimentação, que modelam a resposta do sistema à superlotação ou rarefação da população. Mostramos que, dependendo do tipo de resposta em ação, os indivíduos podem se auto-organizar em subpopulações desconectadas (fragmentação), mesmo na ausência de restrições externas, ou seja, em uma paisagem homogênea. Discutimos o papel crucial que a dependência com a densidade tem na forma dos padrões, particularmente na fragmentação, o que pode trazer consequências importantes para processos de contato como disseminação de epidemias. Tendo compreendido esse fenômeno em um meio homogêneo, estudamos o papel que um ambiente heterogêneo tem na organização espacial de uma população, que representamos através de uma taxa de crescimento que varia com a posição. Investigamos as estruturas que emergem próximo a fronteira de um meio para o outro. Descobrimos que, dependendo da forma de interação nãolocal e de outros parâmetros do modelo, três perfis diferentes podem emergir a partir da interface: (i) oscilações não-atenuadas (ou padrões espaciais, sem decaimento da amplitude); (ii) oscilações atenuadas (com amplitude decaindo a partir da interface); (iii) decaimento exponencial (sem oscilações) a um perfil homogêneo. Relacionamos o comprimento de onda e a taxa de decaimento das oscilações com os parâmetros das interações (comprimento característico e forma de decaimento com a distância). Discutimos como as heterogeneidades do ambiente permitem acessar informações (ocultas no caso homogêneo) sobre os fenômenos biológicos do sistema, tais como os que mediam interações competitivas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui