XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE SPATIAL MOBILITY OF TEACHER: AN ANALYSIS OF THE PRECARIOUSNESS OF WORK Autor: GLEYCE ASSIS DA SILVA BARBOSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 51275
Catalogação: 18/01/2021 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51275@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51275@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51275
Resumo:
Título: THE SPATIAL MOBILITY OF TEACHER: AN ANALYSIS OF THE PRECARIOUSNESS OF WORK Autor: GLEYCE ASSIS DA SILVA BARBOSA
Nº do Conteudo: 51275
Catalogação: 18/01/2021 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51275@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51275@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51275
Resumo:
The productive restructuring marks, among several aspects, the global
intensification of flows and the expansion of work flexibility. This process reached
different sectors, including education through the commercialization of teaching
and the rise of neoliberalism. In this way, we have seen successive cuts in funds for
public education, deterioration of the basic educational system, legal changes in
labor legislation that have contributed to the intensification of precariousness,
especially affecting teachers. Thus, the existence of a flexible legal regulation and
differentiated systems of remuneration and workload between administrative
spheres allowed the category to accumulate jobs to achieve reasonable salaries,
which on the one hand masked the impoverishment of work and on the other
corroborated for the emergence of several operational, labor and urban problems,
such as the intense inter-school pendulum spatial flow. In this sense, the objective
of this research is, therefore, to analyze the mobility of teachers as part of the
precarious work process. Thus, the research is divided into a triad: to understand
the actions that cause precariousness; understand what mobility is and its
relationship with the production of space; map the spatiality of intra-urban flows of
these individuals (home-school and inter-school) pointing out their nature. For a
better definition of the theme, the empirical approach was chosen by teachers from
the final years of elementary and high school who work in the Metropolitan Micro-
Region of Rio de Janeiro, because in addition to having many teachers, it is a
conurbated area, consisting of pendulum flows that relate to population
arrangements derived from the metropolization process. In this sense, it was chosen
to use several statistical sources made available by INEP, especially the microdata
from the School Census to understand the problem in the macro dimension. It was
also chosen to apply a questionnaire to teachers to understand the perception of
these individuals in the micro sphere, that is, in the everyday.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |