XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: FUGUE IN TWO VOICES: POETICS OF LISTENING IN PRIMO LEVI AND ROBERTO BOLAÑO Autor: LEANDRO DONNER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSANA KOHL BINES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 53534
Catalogação: 05/07/2021 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53534@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53534@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53534
Resumo:
Título: FUGUE IN TWO VOICES: POETICS OF LISTENING IN PRIMO LEVI AND ROBERTO BOLAÑO Autor: LEANDRO DONNER
Nº do Conteudo: 53534
Catalogação: 05/07/2021 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53534@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53534@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53534
Resumo:
This dissertation compares works by Primo Levi and Roberto Bolaño through
sound readings of their writings. Sound readings are understood as expanded
attention to musicality and other auditory aspects expressed in the content and
literary form of these works. We seek to point out harmonies and contrasts between
the creative expedients of the authors in question. Something that links them
beforehand is the fact that their writings are crossed by experiences in totalitarian
regimes: Levi is a Shoah survivor, Bolaño dealt with the authoritarianism of Latin
American dictatorships. The present work does not try to confront strategies of
testimony and fiction — writing procedures that emerge from these experiences —
, but assumes, in the writers analyzed, that such registers somehow intersect,
forming a sound-textual fabric of singular aesthetic effect that
allows several analyses. To perform these analyses, the researcher tries to establish
and enunciate certain poetics of listening, particularly those of greater political
accent, starting from sound elements such as intensity and rhythm and going
through issues such as time, memory, excess, imprecision, death, and art. The
dissertation s corpus of analysis is composed of É isto um homem?, A trégua and Os
afogados e os sobreviventes, by Levi; the novels 2666, Estrela distante, O Terceiro
Reich and Amuleto, and the short story Carnê de baile, by Bolaño. The connection
between the works is dynamized by the sonorous-physical concept of resonance, in
dialogue with Tato Taborda, and counts on the interlocution of researchers such as
Giuliano Obici, Michael J. Shapiro, Marília Librandi-Rocha, and Arthur
Nestrovski.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |