XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE DYNAMICS OF FAMILIES WHOSE CHILDREN HAVE LEARNING DIFFICULTIES DURING THE PERIOD OF LITERANCY Autor: HELENITA MEYER DE MACEDO COELHO
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
Colaborador(es):
MARIA CRISTINA LOPES DE ALMEIDA AMAZONAS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 5479
Catalogação: 16/09/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5479@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5479@2
Resumo:
Título: THE DYNAMICS OF FAMILIES WHOSE CHILDREN HAVE LEARNING DIFFICULTIES DURING THE PERIOD OF LITERANCY Autor: HELENITA MEYER DE MACEDO COELHO
Nº do Conteudo: 5479
Catalogação: 16/09/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5479@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5479@2
Resumo:
The objective of this work is to understand the dynamics of
families whose children have learning difficulties, during
the period of literacy. In theoretical grounding, we
adopt a systemic approach, as much to define family
dynamics as to discuss difficulties of learning. To get our
objective, during the investigation, we count on five
mothers, one father, one (that shows up for interwiew next
to his wife), two teachers and two school coordinatiors
from two schools where the children study; and five
children, this way consisting of five cases or five family
sistems. To the children, we use the technique of Drawings
of the Family with Estory (DF-E). To the fathers, the
teachers and the school coordinatiors, we use the semi-
strutured interwiew. Our analysis occur on two different
moments: one analysis case by case and, on second
moment, the general analysis of the cases. The results
indicate a family dynamics that focus itself in children,
with concern to get their well-being and it values the
study as to achieve success in life. By other side, we
check the difficult on differentiation/individual process
that concerns the children, translated though
mechanisms like a superprotection, excess of care, fragile
tough excess of control and strict tough, identifications
and comparisons. Our study show also the false
knowledge that are behind the secrecies and myths, the
double messages, the family commands, that become
structural elements of family dynamics. This way, these
elements of family dynamics. This way these elements work
like something that inhibits the character in his own
exploration, taking ourselves to reflect about its
influence on learning. The purpose of this study is to
offer subsidies to parents and profissional workers that
deal with children that have learning difficulties and their
families, emphasizing the importance of family context on
full development of individual.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |