XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: NOME DE GUERRA: THE MODERN ALMADA NEGREIROS PORTUGUESE WORLD Autor: MARCOS VIDAL COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
IZABEL MARGATO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 5981
Catalogação: 28/02/2005 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5981@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5981@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5981
Resumo:
Título: NOME DE GUERRA: THE MODERN ALMADA NEGREIROS PORTUGUESE WORLD Autor: MARCOS VIDAL COSTA
Nº do Conteudo: 5981
Catalogação: 28/02/2005 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5981@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5981@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5981
Resumo:
Analysis of the novel Nome de Guerra, by Almada Negreiros,
by beginning by the following investigation: how to be
modern in Portugal? This question is expanded with the
critical reading of the writer s vanguard attitude and
with the analysis of the recovery of the novel s
pedagogical function, proposed by Almada Negreiros in the
beginning of the twentieth century. This dissertation is
divided into three chapters. The first one talks about the
poet s trajectory from Orpheu until Nome de Guerra, in a
search for possible particularities of the almadian
narrator. The second chapter focuses on the analysis of
the novel of formation proposed by Almada and the
questioning about what is to feel as a Portuguese in
the modern world. The third and last chapter discusses the
almadian narrator and the poetical delirium that the
vanguard language imposes. This dissertation concentrates
on the theme of individualism as a way to ratify the
position of the modern man in the beginning of the
twentieth century. We tried to provide support to the idea
of a contemporary man and of his experiences in the world,
in a single direction as it seems to have been done by the
poet throughout his work. The research also focus the lost
naiveté, proposed by the poet in order to mark the
specificities of the modern subject in harmony with the
new world announced by Orpheu s Generation.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
INTRODUCTION | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES |